Informação

Árabes impulsionam exportação do milho BR – Saiba os destaques da semana 18

10 de maio de 2021
Blog > Árabes impulsionam exportação do milho BR – Saiba os destaques da semana 18

Chegou a hora de ficar bem informado! Separamos aqui os três principais destaques da semana 18 para você ficar por dentro. Confira: 

01 – Países árabes aumentam em 132% as importações do milho brasileiro

Até o momento, 2021 está sendo marcado pelos preços recordes e demanda aquecida no mercado de milho brasileiro. 

No acumulado do ano, o Brasil já exportou 30% a mais do que no mesmo período do ano anterior – mesmo com a alta nos preços – e os países árabes se destacaram pelo avanço nas compras (US$ 212,5 milhões até o momento, ou seja, +132%). 

No panorama geral, comprar milho ficou mais caro no mundo todo! Isso acontece por conta das especulações acerca da quantidade de milho que será produzida. Mas mesmo sem nada certo sobre o tema, o mercado internacional se agita e impulsiona os países a comprarem.

Nos EUA, maior produtor de milho do mundo atual, vimos a China entrar em campo levando milhões de toneladas de milho para garantir o estoque em seu país. Esse avanço pode ser um dos fatores que levaram os árabes a procurarem o commodity do Brasil. 

02 – Exportações de móveis e colchões têm alta de 34,5% até março 

As exportações brasileiras de móveis e colchões em março de 2021 apresentaram crescimento de 40,1% em relação a fevereiro do mesmo ano. Dessa forma, o setor segue uma trajetória positiva desde o início do ano, com um acúmulo no primeiro trimestre de 34,5%.

Os colchões continuam na liderança quando o assunto são as exportações no setor moveleiro. Até o momento, pudemos observar que o mês de março teve um crescimento de 81,7% sobre o mês de fevereiro, onde o mesmo já havia sido 63,4% superior a janeiro. Desse modo, o acumulado da exportação de colchões neste ano já é de 62,9%.

Com relação aos principais destinos dos móveis brasileiros, os Estados Unidos seguem firmes como o principal parceiro comercial do Brasil: +13,7% na passagem de fevereiro para março de 2021 e +31,5% no acumulado dos três primeiros meses. 

As negociações com o Chile também vêm crescendo a passos largos: +217,8% e +185,8% nas mesmas comparações dos EUA. 

Além das nações citadas acima, outros mercados vêm demonstrando interesse no mobiliário brasileiro, como o Uruguai (+42% em março) e o Peru (+48%). 

03 – Oportunidade: café das montanhas do Espírito Santo recebe Indicação Geográfica e quer conquistar o mundo 

A acidez marcante e brilhante, aroma de chocolate e melado de cana são características do café produzido nas Montanhas do Espírito Santo. As condições edafoclimáticas da região proporcionam o cultivo desse café especial que recebeu o registro de Indicação Geográfica durante a semana 18. Agora, o produto pode ser usado na denominação de origem ”Montanhas do Espírito Santo”.

O registro permitirá agregar valor ao produto, com um maior reconhecimento aos produtores e visibilidade do produto com garantia de rastreabilidade. É uma excelente oportunidade para potencializar o agroturismo do café especial das montanhas e até mesmo a exportação do produto para outros países. 

04 – NOTÍCIA EXTRA: Sauditas suspendem importações de frango brasileiro

O governo brasileiro recebeu com surpresa e consternação a decisão da Arábia Saudita de suspender 11 estabelecimentos exportadores de carne de aves.

De acordo com as autoridades, não houve contato prévio das autoridades sauditas, tampouco apresentação de motivações ou justificativas que embasem tais suspensões.

Com isso, o Brasil reitera o elevado padrão de qualidade e sanidade seguidos por toda a cadeia de produtos de origem animal, assegurados por rigorosas inspeções do serviço veterinário oficial.

Agora, o governo brasileiro iniciou contatos com as autoridades sauditas para esclarecer o episódio. Todas as vias bilaterais e multilaterais serão empregadas na resolução do caso. Porém, se for comprovada a interposição de barreira indevida, o Brasil poderá levar o caso à OMC.

Fique sempre informado 

Se você gosta de receber notícias em primeira mão, temos um convite para você: assine a nossa Newsletter!

Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com os principais destaques do Comércio Exterior, além de compartilhar materiais exclusivos sobre os mais diversos temas. Clique aqui para se cadastrar.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.