Informação

Atrasos na liberação de carga das aduanas! Saiba tudo com os destaques da semana 02

17 de janeiro de 2022
Blog > Atrasos na liberação de carga das aduanas! Saiba tudo com os destaques da semana 02

Comece a semana do melhor jeito: com informação! Aqui você encontra os principais destaques do Comércio Exterior para a semana 02. Boa leitura:

01 – Operação de auditores fiscais atrasa liberação de cargas nas aduanas

O impacto da Operação Tartaruga da Receita Federal nas aduanas é cada vez maior.

Segundo a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Brasil (Cisbra), diversos setores estão sofrendo com o atraso causado na liberação de cerca de 4% das importações escolhidas aleatoriamente para passarem pelo canal vermelho.

A fiscalização nesses casos é mais rígida e deveria levar até 5 dias, mas com a greve está demorando até 20 dias.

Esse processo está provocando uma fila de cargas à espera de liberação, em especial nas aduanas de Foz do Iguaçu (PR) e Uruguaiana (RS), que estão entre as maiores do Brasil em número de processos.

02 – Exportações do agro batem recorde em 2021

As exportações do agronegócio alcançaram valores recordes em 2021! O total exportado resultou em US$ 120,59 bilhões, alta de 19% em relação ao ano anterior.

Ao observar o comportamento do setor ao longo do ano, vemos que apenas janeiro e fevereiro não registraram recordes. Isso porque aconteceu uma queda na quantidade de soja exportada, devido ao baixo estoque de passagem em 2020 e do atraso no plantio da safra 2020/2021.

Mas, a partir de março, a soja em grãos é exportada, influenciando no resultado total observado. O crescimento das exportações brasileiras do agronegócio ocorreu em função do aumento do índice de preços dos produtos (+21,2%), enquanto o volume embarcado se reduziu (-1,2%).

Apesar do recorde nas exportações, as vendas externas de produtos do agronegócio representam 43% das exportações brasileiras em 2021, participação de 5,1 pontos percentuais inferior à verificada em 2020.

03 – Secex lança consulta pública sobre nova regulamentação do licenciamento de importação

Durante a semana 02, a Secretaria de Comércio Exterior abriu consulta pública sobre uma minuta de Portaria que regulamenta o processo de licenciamento das importações brasileiras.

Com o prazo de 60 dias, a iniciativa faz parte dos esforços de revisão e consolidação normativa adotados pelo governo federal desde a publicação do Decreto nº 10.139/2019.

O objetivo de abrir a licença pública é garantir que o licenciamento de importação tenha mais racionalidade, segurança jurídica e publicidade na relação com os importadores.

A principal inovação se refere ao tratamento específico dado aos bens remanufaturados e aos bens usados que sejam destinados ao processo industrial para transformação em produto remanufaturado.

Para participar, basta clicar aqui.

Fique sempre informado 

Se você gosta de receber notícias em primeira mão, temos um convite para você: assine a nossa Newsletter!

Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com os principais destaques do Comércio Exterior, além de compartilhar materiais exclusivos sobre os mais diversos temas. Clique aqui para se cadastrar.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.