Informação

Canal de Suez bloqueado – confira os destaques da semana 12

29 de março de 2021
Blog > Canal de Suez bloqueado – confira os destaques da semana 12

O Comex não para! Separamos aqui os três principais destaques da semana 12 para você ficar por dentro:

01 – Bloqueio no Canal de Suez congestiona o Comércio Exterior

Durante a semana 12, vimos um dos maiores atalhos do Comércio Exterior ter o seu acesso bloqueado. 

Durante a sua passagem pelo Canal de Suez (Egito), a embarcação Ever Given encalhou devido a uma forte rajada de vento que atingiu a região e bloqueou todo o acesso ao local.

A situação inusitada travou todo o canal e as tentativas de recolocá-lo em flutuação ainda não foram eficientes. Segundo informações das autoridades locais, a popa e o leme já conseguiram se mover um pouco, mas não o suficiente para conseguir virar o navio. 

Com isso, centenas de embarcações esperam a liberação do Canal para prosseguirem viagem, deixando aproximadamente 12% da economia mundial totalmente parada. 

O Canal de Suez é uma artéria vital para o comércio internacional: todos os dias, aproximadamente 50 navios passam por ele e o seu bloqueio traz consequências como o atraso na entrega de suprimentos, congestionamentos e falta de contêineres. De acordo com a Lloyd’s List Intelligence, esse bloqueio está custando 400 milhões de dólares por hora.

O Ever Given contém 220 mil toneladas, 400 metros (1312 pés) de largura e capacidade para transportar mais de 20 mil contêineres. E exatamente por sua grandiosidade, retirá-lo de onde está encalhado representa um desafio realmente monumental. Nessa tarefa, atualmente estão sendo usados 7 rebocadores, 1 rebocador grande e duas dragas. 

A passagem representa a conexão da Ásia com a Europa, por isso, é extremamente relevante para o comércio de manufaturados (eletrônicos, máquinas e roupas) e também de petróleo.

Até o momento, já foi possível observar uma alta de 6% nos preço do petróleo. Além disso, há também o temor de que o episódio piore ainda mais o cenário dos valores de frete marítimo. Afinal, já se enfrenta uma escassez de contêineres no continente asiático e o bloqueio pode agravar essa situação.

02 – Camex simplifica regras para financiamento das exportações de bens de serviços pelo Proex

Durante a semana 12, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicou uma resolução que altera as diretrizes e condições do financiamento de exportação de bens ou serviços nacionais no âmbito do Programa de Financiamento às Exportações (Proex).

A medida tem como objetivo simplificar e modernizar as normas do programa e, com isso, aumentar a competitividade das exportações brasileiras. 

Resolução Gecex nº 166/2021 define critérios de elegibilidade, prazos e ações de monitoramento aplicáveis às operações de equalização de taxas de juros e de financiamentos das exportações brasileiras pelo Proex. O texto – que entra em vigor em 1º de abril – tem dois anexos com os códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) de bens e serviços elegíveis para o programa. Você pode conferir o texto na íntegra clicando aqui. 

03 – Brasil e Argentina unidos contra a redução da Tarifa Externa Comum de calçados

De um lado, os calçadistas brasileiros, do outro, os argentinos. Ambos com um interesse em comum: combater uma possível redução da Tarifa Externa Comum (TEC). 

Conforme manifesto assinado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Cámara de la Industria del Calzado da Argentina (CIC), o bloco deve quantificar benefícios incertos antes de avançar na discussão da redução unilateral e gratuita da estrutura tarifária.

De acordo com os líderes do setor, a redução unilateral da TEC afetaria as exportações, devido à perda de competitividade. Atualmente, a TEC é, em média, 35% para entrada de calçados de fora do Mercosul.

Contextualizando, a indústria calçadista do Mercosul produz mais de 1 bilhão de pares de calçados por ano e gera mais de 300 mil postos de trabalhos diretos em 6,2 mil fábricas. 

Fique sempre informado 

Se você gosta de receber notícias em primeira mão, temos um convite para você: assine a nossa Newsletter!

Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com os principais destaques do Comércio Exterior, além de compartilhar materiais exclusivos sobre os mais diversos temas. Clique aqui para se cadastrar.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.