Informação

Canal de Suez paralisado? Entenda tudo com os destaques da Semana 36

13 de setembro de 2021
Blog > Canal de Suez paralisado? Entenda tudo com os destaques da Semana 36

Que tal uma dose de informação para começar a semana? Confira os três principais destaques da semana 36:

01. Canal de Suez bloqueado novamente?

Durante a semana 36, o Canal de Suez deu mais um susto para o transporte marítimo. 

Na quinta-feira (09), o navio Coral Crystal, de bandeira panamenha, ficou encalhado na travessia enquanto transportava 43 mil toneladas de mercadorias. 

No momento, cerca de 61 navios transitavam pelo local, somando 3,2 milhões de toneladas.

Felizmente, o incidente durou apenas algumas horas e a passagem logo foi liberada. 

Ainda na quinta-feira, as autoridades do Canal de Suez anunciaram que o tráfego da região está fluindo normalmente.

O Canal de Suez é uma das passagens mais importantes para o comércio internacional. No começo de 2020, o encalhe do navio cargueiro Ever Given, por cerca de uma semana, afetou o comércio mundial e causou congestionamentos em portos mundo afora, mostrando a importância da passagem para o abastecimento global.

02. Brasil não renova acordos de transporte marítimo com Argentina e Uruguai

Segundo o decreto nº 10.786/2021, o Brasil formalizou a sua decisão de não renovar o Convênio sobre Transporte Marítimo com o Uruguai e a Argentina. 

O objetivo dessa ação é incentivar a concorrência e a competitividade na prestação de serviços do setor do transporte marítimo internacional. Além disso, a decisão também visa acelerar o processo de adesão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

Os acordos marítimos estabeleciam que as mercadorias oriundas dos portos dos países envolvidos deviam ser obrigatoriamente transportadas em navios de bandeira nacional desses países no comércio bilateral. 

Segundo avaliação da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), o acordo estava criando barreiras geográficas para as empresas que forneciam transporte marítimo entre os países.

Agora, com a decisão do Brasil em não renovar o acordo, qualquer empresa de navegação interessada poderá operar nessas rotas internacionais, independentemente da sua bandeira.

03. Feira de Cantão será inaugurada em outubro com 100 mil expositores

A 130º Feira de Importação e Exportação da China, também conhecida como Feira de Cantão, será inaugurada no dia 15 de outubro.

Será a primeira vez que a feira retomará as atividades offline após três edições exclusivas no formato online. Mesmo assim, ainda vão existir atividades no formato online. 

A nova edição terá como tema “dupla circulação”, que se refere ao novo paradigma de desenvolvimento da China, que permite ao mercado interno e externo se reforçar entre si. 

Cerca de 100 mil expositores devem participar offline e mais de 200 mil compradores poderão adquirir produtos no local. Enquanto isso, o evento também realizará 52 atividades de promoção online para compradores de 40 países e regiões.

Fique sempre informado 

Se você gosta de receber notícias em primeira mão, temos um convite para você: assine a nossa Newsletter!

Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com os principais destaques do Comércio Exterior, além de compartilhar materiais exclusivos sobre os mais diversos temas. Clique aqui para se cadastrar.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.