Informação

Caos: Lockdown trava transporte de cargas na China

2 de maio de 2022
Blog > Caos: Lockdown trava transporte de cargas na China

As notícias do comércio exterior não param! Comece o mês de maio sabendo quais são os três principais destaques da semana 17. Confira:

01 – Lockdown trava transporte de cargas na China

Em lockdown há cerca de 4 semanas, o trânsito de cargas na China está travado. A política covid-zero, implantada pelo governo, impede toda a circulação no país, incluindo a movimentação em portos e demais terminais portuários.

O caos no transporte de mercadorias é um dos grandes responsáveis pelos preços elevados em vários países e as restrições aplicadas pela China chegam a impedir 90% dos caminhões que levam cargas até o porto. Isso atrapalha que as mercadorias sejam enviadas ao exterior.

Como resultado, diversos navios acabam parados no porto de Shanghai, esperando a sua vez de carregar ou entregar aos compradores chineses.

02 – Frete Marítimo dispara 71% no primeiro trimestre

O primeiro trimestre de 2022 foi movimentado para o Comércio Exterior, gerando diversos gargalos logísticos, como a guerra da Rússia e a paralisação em Shanghai. Como resultado, o preço do frete marítimo voltou a subir.

Enquanto isso, a transportadora dinamarquesa Maersk elevou a projeção de Ebitda e Ebit para US$ 43 bilhões. No entanto, através do relatório apresentado pela transportadora podemos perceber que houve uma queda de 7% no volume transportado, mas isso não impediu o disparo do valor do frete em 71%.

03 – Governo amplia redução no IPI para 35%

A fim de estimular a economia, o governo decidiu elevar ainda mais a redução do IPI (Imposto de Produtos Industrializados): de 25% para 35%.

De acordo com o governo, esse corte irá representar menos de US$ 15,2 bilhões em receitas com impostos até o final do ano, ajudando empresas e consumidores brasileiros.

A medida começou a valer já no dia 1º de maio e diversos produtos serão beneficiados, como máquinas, eletrodomésticos, aparelhos de TV, calçados, brinquedos e móveis.

Fique sempre informado 

Se você gosta de receber notícias em primeira mão, temos um convite para você: assine a nossa Newsletter!

Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com os principais destaques do Comércio Exterior, além de compartilhar materiais exclusivos sobre os mais diversos temas. Clique aqui para se cadastrar.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.