Artigo

Caos logístico: a saga continua

12 de maio de 2022
Blog > Caos logístico: a saga continua

O assunto não é nada novo, mas os seus efeitos são tão atuais que é impossível não sentir na pele as suas consequências. Estamos falando (mais uma vez) do caos logístico!

Neste artigo, reunimos as informações mais atuais e relevantes desse assunto para você ficar atualizado. Boa leitura!

Como chegamos até aqui?

Tudo começou logo nos primeiros meses de 2020. De cara, vivenciamos um início conturbado e confuso da pandemia de covid-19 que, somado ao prolongamento do feriado chinês deu início ao que estamos lidando atualmente.

De lá pra cá, muita coisa aconteceu: suspensão da produção, docagem de navios, suspensão de contratos de contêiner e blank sailings.

A esperança era de que tão logo a economia começasse a retornar a situação voltasse ao normal. Mas, não foi bem isso que aconteceu.

Quando parecia que tudo ia melhorar…

2022 tinha tudo para ser o ano em que tudo ia começar a melhorar. As previsões mais otimistas apontavam o segundo semestre do ano como um divisor de águas, onde a crise dos contêineres iria começar a aliviar.

Entretanto, ninguém contava que o mundo iria presenciar uma guerra entre Rússia e Ucrânia logo no finalzinho do primeiro trimestre. O conflito pode parecer longe do nosso país, mas os seus efeitos estão bem próximos. Clique aqui e saiba mais sobre os impactos da guerra no nosso segmento.

Além disso, a China adotou uma política chamada “Covid Zero” e fechou tudo. Um lockdown foi implementado no país e todas as movimentações em terminais portuários foram afetadas.

As restrições chegaram a impedir 90% dos caminhos que levavam cargas até o porto e como resultado, vimos diversos navios parados, esperando a sua vez de carregar ou entregar mercadorias aos compradores chineses.

E agora?

Atualmente, o cenário global pode ser resumido em: Fretes altos; Demora para embarcar (chegando a 6 semanas); Desabastecimento de alguns itens; Inflação global; – Crise dos contêineres.

O que fazer diante dessa situação?

Planejamento estratégico.

Não existe outra resposta para enfrentar momentos como esse do que o planejamento. Afinal, com ele é possível traçar os próximos passos, mas também colocar na conta fatores externos e que podem influenciar o destino final das suas operações.

Aqui, você conta com um time especializado e pronto para desenhar a sua operação de maneira personalizada, levando em conta todas as particularidades da sua empresa e processo.

Clique aqui e faça agora mesmo uma cotação. A realização do seu sonho em ter um parceiro logístico confiável está a um clique de distância.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.