Home » Informação » Comércio Exterior: destaques da Semana 44 que você precisa saber

-

3
novembro
2020
Sem comentários.

Comércio Exterior: destaques da Semana 44 que você precisa saber

Depois de um ótimo feriado de descanso, nada como uma dose de informação, não é mesmo? Separamos os três principais destaques da semana 44 para você ficar por dentro:

1. Confaz prorroga convênios que reduzem cobrança de ICMS no agro

O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou durante a semana 44 a prorrogação de dois convênios: ICMS nº 100/1997 e 52/1991. O novo prazo de vigência para os dois itens vai até 31 de março de 2021 e a renovação atende ao pedido de diversas entidades do agro.

O Convênio 100 autoriza a isenção tributária em operações internas e reduz a base de cálculo do ICMS na comercialização interestadual de insumos agropecuários. Já o Convênio 52 prevê um imposto menor sobre máquinas e equipamentos agrícolas. 

Os dois são extremamente estratégicos para o setor agropecuário, pois mantém o custo dos insumos em patamares adequados. Além disso, ele reflete para a sociedade de forma geral, uma que vez que o preço final dos produtos é diretamente influenciado pela aplicação dos convênios. 

2. Portonave conquista nova rota para América Central

O Porto de Navegantes (SC) recebeu pela primeira vez o Mandalay, navio que inaugurou o serviço Brasex 2 do armador CMA CGM. A nova rota conquistada pela Portonave tem destino à América Central e Caribe, com escala única no Sul do Brasil, que receberá semanalmente um dos cinco navios da nova linha.

Nova linha vai conectar Brasil da América Central. Foto: Divulgação Portonave.

As embarcações têm cerca de 189 metros de comprimento por 30,4 metros de largura e capacidade para 2.300 TEUs. A rota compreende os portos de Kingston (Jamaica), Port of Spain (Trinidade e Tobago), Navegantes, Vila do Conde, Caucedo (Rep. Dominicana e San Juan (Porto Rico). 

Nesta nova linha, as principais cargas que devem ser movimentadas na exportação são: madeira, alimentos e cerâmica. Já na importação as principais cargas serão: cargas plásticas, produtos químicos, alumínio e derivados. 

Agora, com este novo serviço, o terminal de Navegantes soma nove linhas para cinco continentes, trazendo mais oportunidade de novos negócios na região.

3. Exportações de café crescem 3,8%

As exportações do café brasileiro estão em alta e o principal destino são os países árabes. 

De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé) a exportação do grão registrou taxa de crescimento médio anual de 3,8% nos últimos nove anos, até 2019. Neste ano, de janeiro a setembro, o crescimento dos embarques do produto se manteve, registrando 7,3% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Entre os países árabes que mais compram a mercadoria brasileira estão: Argélia (+328,8%), Jordânia (+16,3), Síria (+13,1%) e Tunísia (+10,3%). 

Mesmo em tempos de pandemia, onde o consumo do café na rede hoteleira caiu, o consumo caseiro aumentou e, com isso, o setor cafeeiro garante normalidade de embarques frente à esse período.

Se mantenha informado

Confira nossas últimas produções e saiba o que foi destaque durante o mês de Outubro:

Tarifa zero até o fim de 2020 e nova parceria com os EUA. Confira os destaques da semana 43 – clique aqui

Painel do Comércio Exterior e recorde na emissão de certificados digitais. Saiba as notícias da semana 42 – clique aqui

Nova comandante da OMC e alta do açúcar nas exportações, saiba o que foi notícia na semana 41 – clique aqui

Boletim da Apex-Brasil, recorde no porto de Imbituba e alta importação do arroz. Conheça os destaques da semana 40 – clique aqui



Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!