Artigo

Conheça o contêiner mais inteligente do mundo

28/07/2022
Blog > Conheça o contêiner mais inteligente do mundo

Já imaginou um contêiner que transporta muito mais do que cargas? O Contêiner 42 foi criado para levar informação e evolução para o Comércio Exterior.

Acompanhe nosso artigo e saiba como.

O contêiner mais inteligente do mundo

O Contêiner 42 é uma plataforma de inovação! Criado com o propósito de coletar informações, o projeto viaja pelo mundo e registra dados como o clima interno e externo, velocidade de transporte e localização.

Tudo isso é feito através dos sensores presentes em sua estrutura e o objetivo dessa coleta é o mais nobre de todos: entender quais os desafios estão à frente do processo logístico e como podemos nos preparar para isso.

A jornada

Por um período de dois anos, o Contêiner 42 foi transportado por diversos navios (marítimos e fluviais), trens e caminhões, além de fazer escala em diversas feiras e eventos durante a sua viagem ao redor do mundo.

O porto de Rotterdam foi o ponto de partida do contêiner e os dados coletados nessa jornada já podem ser acessados em seu site oficial.

Por que o número 42?

Essa é uma resposta que pode surpreender: o número 42 do contêiner faz referência a obra literária escrita por Douglas Adams, “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.

No livro, o autor atribui a resposta para a questão da vida, o universo e tudo mais para o número 42. Daí surgiu o nome para esse projeto ambicioso e que promete trazer soluções inovadoras para a cadeia logística.

Os ganhos dessa jornada

O Contêiner 42 simboliza navios (semi) autônomos que, num futuro próximo, precisam de informações novas e seguras para executar suas atividades de maneira segura e confiável.

A padronização também desempenha um papel crucial ao usar padrões abertos globais. É fácil conectar todos os elos da cadeia e, portanto, aproveitar ao máximo os dados em tempo real disponíveis.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.