Home » Informação » Destaques da semana 40 – Fique bem informado

-

5
outubro
2020
Sem comentários.

Destaques da semana 40 – Fique bem informado

O segredo para iniciar a semana com o pé direito começa em estar bem informado! Pensando nisso, reunimos aqui as 3 principais notícias do Comércio Exterior da semana 40 (de 29/09 até 03/10) para você ficar por dentro. Confira: 

1 – APEX-Brasil e Inmetro lançam boletim para apoiar as empresas na exportação 

Com o objetivo de conscientizar sobre as medidas e barreiras não tarifárias que estão presentes no processo de exportação, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o INMETRO, vai lançar um boletim regulatório sobre o tema. A primeira edição chega no dia 8 de outubro e a sua periodicidade será trimestral.

Ao contrário das barreiras tarifárias, as não tarifárias são mais difíceis de identificar e, por isso, representam mais desafios na exportação. O TBT em Pauta, como foi batizado, vai chamar a atenção para esse tema, além de trazer também quais são as medidas técnicas impostas por outros países e que podem impactar no processo internacional. 

Com isso, o boletim tem como objetivo apoiar e incentivar empresas que queiram expandir a sua marca internacionalmente. 

O TBT em Pauta poderá ser acessado clicando aqui.

2 – Porto de Imbituba bate recorde

Com uma curva de crescimento que começou em julho de 2020, o Porto de Imbituba (SC) fechou o mês de setembro com mais um recorde operacional: 602.737 toneladas movimentadas. O resultado representa um crescimento de 42,7% em relação a setembro de 2019.

Em setembro, o porto recebeu 26 atracações com destaque para a soja, o coque não calcinado, sal, contêineres e milho, que representa 78% do total movimentado no mês. Também foram atendidas operações de celulosa, ureia, hulha betuminosa, malte, barrilha, fertilizante e comidas em big bags, além do lançamento ao mar de um catamarã. 

O bom resultado é animador e demonstra um bom momento para o comércio internacional, mesmo em época de pandemia. 

3 – Após isenção da tarifa de exportação, Brasil importa 225 mil toneladas de arroz

A saga do arroz continua. Após aprovar medida que zerou a alíquota do imposto de importação do produto, o Brasil já negociou um total de 225 mil toneladas de arroz dos Estados Unidos, Índia e Guiana. O montante deve entrar no país a partir da segunda quinzena de outubro. 

A redução temporária tem como objetivo conter a alta nos preços do produto no mercado interno e vai valer até 31 de dezembro de 2020.

Fique sempre atualizado

Quer ficar por dentro de todos os assuntos do Comércio Exterior? Então confira nossas últimas produções:

Recorde em Santos e voo do Gripen BR. Os destaques da semana 40 – clique aqui
Redução da alíquota de importação e recorde em RS. Saiba o que foi destaque na semana 39 – clique aqui
Lives de Comércio Exterior. Uma seleção de temas para você – clique aqui


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!