Informação

Encerre 2021 com informação! Confira os destaques da semana 51.

27/12/2021
Blog > Encerre 2021 com informação! Confira os destaques da semana 51.

2021 pode estar chegando ao fim, mas o Comércio Exterior não para! Separamos aqui os três principais destaques para você ficar por dentro:

1 – Camex reduz para 2% Imposto de Importação para autopeças

O Comitê Executivo de Gestão (Gecex), da Câmara de Comércio Exterior (Camex), reduziu para 2% os impostos cobrados sobre a importação de 12 produtos de autopeças sem produção nacional.

Segundo o Ministério da Economia, a redução foi adotada em decorrência de pleitos de inclusão dos produtos, disponibilizados em consulta pública, e para aqueles que não foram identificados capacidade de produção nacional.

Antes da decisão, a alíquota média desses 12 produtos era de 16%.

A Resolução Gecex nº 284/2021 também revoga atos anteriores que tratavam do regime de autopeças e, nesse sentido, consolida em um único ato normativo a lista de produtos com redução a 2% da alíquota do Imposto de Importação.

2 – Movimentação de contêineres no Porto de Santos quebra recorde anual

Antes de fechar o balanço do mês de novembro, o Porto de Santos já registra uma movimentação de contêineres superior ao do ano de 2020.

O Porto encerrou os 11 primeiros meses de 2021 com 4,4 milhões de TEU, 3,5% superior ao recorde anual de 4,2 milhões de TEU registrados nos 12 meses de 2020.

A administração do porto projeta encerrar o ano com 4,9 milhões de TEU, alta de 14% sobre o ano anterior.

Entre os desembarques, destaque mais uma vez para os adubos, que atingiram 7,3 milhões de toneladas, aumento de 25,2%. Já na participação acumulada do Porto de Santos na corrente comercial brasileira em novembro, o resultado se manteve em 27%.

3 – Exportação brasileira de vinhos e espumantes aumenta 62% neste ano

As exportações de vinhos e espumantes cresceram 62% entre janeiro e setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo dados divulgados pelo Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Viticultura do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), foram vendidos 690,4 mil caixas de nove litros de bebidas para fora do país.

Fique sempre informado 

Se você gosta de receber notícias em primeira mão, temos um convite para você: assine a nossa Newsletter!

Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com os principais destaques do Comércio Exterior, além de compartilhar materiais exclusivos sobre os mais diversos temas. Clique aqui para se cadastrar.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.