Informação

Embarque de soja quebra recorde! Confira os destaques da semana 14

12 de abril de 2021
Blog > Embarque de soja quebra recorde! Confira os destaques da semana 14

Comece a semana do melhor jeito: bem informado! Aqui estão os três principais destaques do Comércio Exterior para você. Confira:

1 – Embarque recorde de soja supera 14 milhões de toneladas

Segundo dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), as exportações de soja do Brasil cresceram 12% em março em relação ao mesmo período do ano passado. O volume embarcado foi de 14,9 milhões! Um recorde mensal.

O número alto gera esperança de que o setor se recupere em 2021, já que os dois primeiros meses do ano não apresentaram resultados promissores, de acordo com os dados da Anec. No acumulado até aqui, foram 20,4 milhões de toneladas embarcadas contra 21,6 milhões para o mesmo período de 2020.

O grande destino da soja brasileira neste ano até o final do mês de março foi a China, com 72% do total. Mas também aparecem na lista de principais compradores Espanha, Tailândia, Holanda, Turquia, Paquistão, Taiwan, Portugal e Rússia.

2 – Exportação de café tem alta de 9,2%

De acordo com o levantamento mensal feito pela Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), as exportações nacionais do produto totalizaram 369.640 sacas de 60 Kg em março de 2021, uma alta de 9,2% na comparação com o mesmo período de 2020.

Com esse desempenho, as remessas do solúvel brasileiro alcançaram 946.267 sacas no primeiro trimestre e apontam para uma certa estabilidade no restante do ano. Os diretores da Abics apontam que será possível alcançar a meta de crescimento de 3% em 2021.

Com relação aos destinos do café, o Brasil fez negócio com 94 países. Entre eles, os principais são:

1 – Estados Unidos – 163.519 sacas;
2 – Rússia – 96.174 sacas;
3 – Argentina – 75.599 sacas;
4 – Japão – 74.354 sacas;
5 – Indonesia – 64.621 sacas.

Além do top 5, a Abics também identificou dois destinos que registraram avanço no consumo do grão: Turquia (132,4%) e Colômbia (115,9%).

Para conferir o relatório completo feito pela Abics, clique aqui.

3 – Porto de Antonina realiza operação inédita na importação de malte

O TPPF (Terminais Portuários da Ponta do Félix) está operando uma carga especial de malte, produto base para a fabricação de cerveja. A operação está acontecendo no Porto de Antonina (PR).

São mais de 15.700 toneladas do produto, que vem do Porto Bunbury, na Austrália, e é destinado para uma cervejaria brasileira.

A operação é inédita e revela a capacidade logística dos portos paranaenses, bem como um crescimento de mercado na indústria de cervejas. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o crescimento da atividade cervejista no Brasil está crescendo de maneira gradual.

A maior concentração de cervejeiras está no Sul e Sudeste, com mais de 80% das unidades brasileiras. Entretanto, já é possível perceber uma movimentação em demais regiões do país.

Fique sempre informado 

Se você gosta de receber notícias em primeira mão, temos um convite para você: assine a nossa Newsletter!

Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com os principais destaques do Comércio Exterior, além de compartilhar materiais exclusivos sobre os mais diversos temas. Clique aqui para se cadastrar.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.