Artigo

Entenda como está o cenário da Logística Internacional

18 de novembro de 2021
Blog > Entenda como está o cenário da Logística Internacional

Sim, o caos logístico é uma realidade e o transporte internacional de cargas vive um momento histórico por assim dizer. Se você faz parte do Comércio Exterior já deve ter se deparado com a pouca disponibilidade de contêineres, cancelamentos de última hora, entre outras peculiaridades que têm transformado a profissão em algo desafiador.

Mas, como chegamos até aqui? No artigo de hoje trazemos um panorama de como tudo começou e para onde vamos a partir de agora. Boa leitura!

O começo de tudo

Tudo começou logo nos primeiros meses de 2020. De cara, vivenciamos um início conturbado e confuso da pandemia de covid-19 que, somado ao prolongamento do feriado chinês deu início ao que estamos lidando atualmente.

O cenário ficou dessa forma: suspensão da produção, docagem de navios, suspensão de contratos de contêiner e blank sailings.

A esperança era de que tão logo a economia começasse a retornar a situação voltasse ao normal. Mas, não foi bem isso que aconteceu.

A China voltou, porém…

Com o lockdown se alastrando por todo o mundo, a produção chinesa até voltou, mas agora com um foco total na produção de produtos para combater a pandemia.

Também pudemos ver uma ajuda humanitária com foco no escoamento de itens médicos, além da redução drástica nos voos (60 a 80% da capacidade foi reduzida) e também navios parados pelo mundo, cumprindo quarentena.

Tudo isso, gerou impactos profundos nas cadeias de produção e também no comportamento de consumo da população.

Mais impactos

Toda essa história que vivenciamos na logística internacional rapidamente gerou uma série de consequências. Alguns tópicos que podemos observar são:

_ Mudança no padrão de consumo;
_ Demanda reprimida/exagerada;
_ Contêineres parados em locais onde poderiam ser usados;
_ Espaço nos voos CAO restritos;

Falta de mão de obra (EUA e Europa), por fatores como o covid-19, idade, auxílio do governo.

Qual o cenário atual?

Atualmente, o cenário global pode ser resumido em:

_ Fretes altos;
_ Demora para embarcar (chegando a 6 semanas);
_ Desabastecimento de alguns itens;
_ Inflação global;


O que fazer diante dessa situação?

Planejamento estratégico.

Não existe outra resposta para enfrentar momentos como esse do que o planejamento. Afinal, com ele é possível traçar os próximos passos, mas também colocar na conta fatores externos e que podem influenciar o destino final das suas operações.

Aqui, você conta com um time especializado e pronto para desenhar a sua operação de maneira personalizada, levando em conta todas as particularidades da sua empresa e processo.

Clique aqui e faça agora mesmo uma cotação. A realização do seu sonho em ter um parceiro logístico confiável está a um clique de distância.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.