Informação

Governo reduz em 10% tarifas de exportação

9 de novembro de 2021
Blog > Governo reduz em 10% tarifas de exportação

Você já sabe das notícias? Fique informado com a gente! Aqui estão os três principais destaques da semana 44:

1 – Brasil corta em 10% as tarifas de de importação

Durante a semana 44, o governo fez um importante anúncio para os importadores: o corte de 10% das tarifas de importação de aproximadamente 87% dos bens e serviços importados pelo país até dia 31 de dezembro de 2022.

Em nota conjunta, divulgada pelo Ministério da Economia e das Relações Exteriores, o governo diz que a medida é necessária pela situação de urgência trazida pela pandemia de covid-19 e pela necessidade de poder contar, de forma imediata, com instrumento que possa contribuir para aliviar seus efeitos negativos sobre a vida e saúde do brasileiro.

Ainda segundo o Ministério da Economia, a medida também deve ajudar a moderar a inflação no país.

2 – Alto custo com frete de contêineres alavanca uso de big bags

Para reduzir os custos de transportes e manter a integridade das mercadorias que auxiliam no plantio, produtores do agronegócio ampliaram o uso de big bags.

Enquanto o 4º maior consumidor de fertilizantes do mundo, o Brasil depende do mercado externo para o abastecimento. Com isso, a adoção dos big bags oferece redução de custos, ainda mais agora com a alta no preço do frete marítimo de contêineres.

A escassez de contêineres exigiu soluções no transporte marítimo do mundo todo, resultando na busca por redução de custos e maior competitividade.

3 – Exportação de veículos diminuiu em outubro

As exportações brasileiras de veículos tiveram queda de 14,6% em outubro na comparação com o mesmo mês de 2020.

Nos primeiros dez meses do ano, a comercialização de veículos para o exterior registrou alta de 26,8%, com a venda de 306,8 mil veículos, segundo balanço divulgado durante a semana 44 pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Fique sempre informado 

Se você gosta de receber notícias em primeira mão, temos um convite para você: assine a nossa Newsletter!

Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com os principais destaques do Comércio Exterior, além de compartilhar materiais exclusivos sobre os mais diversos temas. Clique aqui para se cadastrar.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.