Informação

Imposto de Importação zerado em produtos para PCD – confira os destaques da semana 37

20 de setembro de 2021
Blog > Imposto de Importação zerado em produtos para PCD – confira os destaques da semana 37

Que tal começar a semana com uma dose de informação? Aqui estão os três principais destaques da semana 37:

01. Governo zera imposto de importação de medicamentos e dispositivos para PCD

O governo federal reduziu a zero o Imposto de Importação para cinco produtos, incluindo próteses para pernas, teclados e outros dispositivos de acessibilidade a pessoas com deficiência. 

Além dos equipamentos, alguns medicamentos também entram na nova resolução, como é o caso do Atezolizumabe, para tratamento do câncer. 

As medidas foram aprovadas durante a semana 37 pelo Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia, modificando o Imposto de Importação por meio da inclusão desses produtos na Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec). 

02. Sauditas liberam novamente exportação de carne do Brasil 

Depois de suspender a exportação de carnes do Brasil devido a dois casos atípicos de Vaca Louca, a Arábia Saudita voltou atrás na sua decisão e abriu novamente as fronteiras para a carne brasileira. 

Os casos da doença foram identificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como atípicos, ou seja, ocorreram de maneira espontânea e esporádica, logo, não representam risco para a saúde humana e animal. 

O Ministério informa que a Arábia Saudita anunciou a suspensão no dia 6 de setembro, mas que já anunciou a liberação comercial 10 dias após a decisão. 

03. Exportação de rochas do Brasil cresceu 39%

A indústria brasileira de rochas naturais aumentou 39,9% suas exportações nos oito primeiros meses deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, para US$ 831 milhões, segundo dados divulgados durante a semana 37.

De acordo com o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), os destaques na exportação foram: blocos de mármores e similares, com crescimento de 78,8% no mesmo comparativo; e chapas e outras peças de mármore, com aumento de 51,42%. 

O maior destino internacional do segmento é os Estados Unidos. 

Fique sempre informado 

Se você gosta de receber notícias em primeira mão, temos um convite para você: assine a nossa Newsletter!

Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com os principais destaques do Comércio Exterior, além de compartilhar materiais exclusivos sobre os mais diversos temas. Clique aqui para se cadastrar.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.