Artigo

Lista Covid continua com imposto zero

20/06/2022
Blog > Lista Covid continua com imposto zero

Se assim como a gente, você também precisa de informação para começar bem a semana, seus problemas acabaram! Aqui estão os três principais destaques da semana 24:

01 – Gecex prorroga vigência da Lista Covid e aprova novas reduções de tarifas de importação

Durante a semana 24, O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou a ampliação do prazo de vigência da “Lista Covid”.

A Lista Covid representa uma série de produtos necessários para o combate à pandemia e que possuem reduções tarifárias temporárias do Imposto de Importação (I.I). A vigência desta lista tinham como prazo final o próximo dia 30 de junho, mas com a decisão da Gecex,o deadline foi ampliado para o final de 2022.

Além do novo prazo, também foram incluídos 13 novos insumos farmacêuticos/medicamentos, com base em recomendações do Ministério da Saúde. Ou seja, continua zerada a alíquota de uma ampla lista, composta por 645 produtos, que inclui medicamentos, equipamentos hospitalares, itens de higiene pessoal e outros insumos utilizados no enfrentamento à Covid-19.

02 – Brasil reduzirá taxa de importação de jogos eletrônicos

O Governo Federal anunciou mais uma redução de impostos de importação de impostos de importação durante a semana 24. Através das redes sociais, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), revelou que a medida valerá para videogames, consoles e seus acessórios.

De acordo com as informações divulgadas pelo governo, a partir de 1º de julho a alíquota de partes e acessórios dos consoles e das máquinas de videogames cairá de 16% para 12%. No caso de videogames com telas incorporadas (portáteis ou não) e suas partes, a alíquota será zerada.

03 – Brasil exporta 3,7% mais carne de frango em maio

As exportações brasileiras de carne de frango somaram 429,6 mil toneladas em maio, volume 3,7% maior que o registrado em maio de 2021. A receita no período foi de US$ 904,6 milhões, superando em 37,8% o valor alcançado em maio do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Os embarques no acumulado do ano alcançaram 1,900 milhão de toneladas, 7,8% a mais que no período de janeiro a maio de 2021. A receita das vendas internacionais nos primeiros cinco meses alcançou US$ 3,776 bilhões, valor 33,6% maior que o resultado do ano passado.

Entre os principais destinos das exportações brasileiras em maio, se destaca a China, que importou 50,2 mil toneladas.

Fique sempre informado

Quer saber mais sobre as novidades e assuntos do Comércio Exterior? Então assine a nossa newsletter semanal.
Lá, enviamos as principais notícias, além de compartilhar dicas e materiais valiosos para impulsionar a sua operação.

Clique aqui e cadastre-se agora mesmo!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.