Artigo

Mais conformidade ao Controle Aduaneiro com a IA

29 de junho de 2021
Blog > Mais conformidade ao Controle Aduaneiro com a IA

A Inteligência Artificial (IA) chegou ao controle aduaneiro!

Ela vem sendo utilizada como ferramenta para auxiliar na triagem, classificação e identificação de mercadorias com suspeita de fraude. Com isso, acabou o tempo onde era possível manipular as informações para se ter o canal verde.

No caso da Receita Federal, algumas ferramentas utilizam a IA no controle aduaneiro. Conheça:

Siscomex

Esse enorme banco de dados integra todas as informações necessárias para a atividade de comércio exterior e permite que todos os órgãos anuentes utilizem as informações para monitorar as importações e exportações.

SISAM

Esse sistema de Inteligência Artificial, é possível avaliar o risco das importações e identificar possíveis infrações e irregularidades por meio da análise de operações atípicas.

ANIITA

Extrai dados de vários sistemas e cruza com as informações inseridas no Siscomex para avaliar os riscos aduaneiros e identificar inconsistências. Notas fiscais de entrada e de saída também são utilizadas pelo sistema.

PATROA

Esse sistema faz uma análise exclusiva dos riscos aduaneiros e sinaliza ao Auditor Fiscal quando for necessário averiguar alguma suspeita de infrações com a suspensão da entrega da mercadoria.

Você sabia que existiam tantos sistemas para garantir a conformidade aduaneira? Pois é, aos poucos a tecnologia vai adentrando o mundo do Comex e otimizando cada vez mais os processos.


Quer continuar informado?

Fique sempre informado!

Se você gosta de receber notícias em primeira mão, temos um convite para você: assine a nossa Newsletter.

Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com os principais destaques do Comércio Exterior, além de compartilhar materiais exclusivos sobre os mais diversos temas. Clique aqui para se cadastrar.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.