Artigo

No dia do automóvel saiba mais sobre a indústria automotiva no país

12 de maio de 2021
Blog > No dia do automóvel saiba mais sobre a indústria automotiva no país

Ninguém sabe ao certo como surgiu o Dia do Automóvel. Em algumas versões, dizem que a data serve como uma homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para vender no mundo.

Uma outra hipótese é de que o Dia do Automóvel comemora a produção do Belcar, primeiro carro de passeio do Brasil. Uma terceira versão conta que a data registra a abertura da primeira estrada pavimentada do Brasil.

Bom, independente de qual versão é a verdadeira razão para a existência desse dia, resolvemos aproveitar a ocasião para falar um pouco da indústria automobilística no Brasil e como o Comércio Exterior atua no setor. Boa leitura!

O que é o mercado automotivo

A indústria automobilística representa grande parte da comercialização de produtos entre países. Esse setor é composto pelos segmentos de veículos leves, pesados e pela cadeia de autopeças.

Dentro do setor, existem o projeto, desenvolvimento, fabricação, publicidade e venda de automóveis. Só com isso podemos perceber a importância que ele representa para a economia nacional, seja na geração de empregos ou na distribuição de renda.

Brasil e a indústria de automóveis

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em 1898 houve a primeira importação de veículos no Brasil, tratava-se de um Peugeot Voiturette, por intermédio de Alberto Santos Dumont.

O automóvel alcançava 18 km/h nas vias urbanas do Brasil.


12 anos depois, agentes importadores iniciaram vendas de veículos para o mercado brasileiro, onde existe grande protagonismo nas importações até hoje.

Ao longo dos anos, vimos diversas montadoras colocarem suas fábricas em território brasileiro, já que há um grande mercado para comercialização de veículos automotores e peças. Segundo dados da Organisation Internationales des Constructeurs d’Automobiles (OICA), em 2019 o Brasil foi o 8º país que mais produziu automóveis no mundo!

Abaixo fizemos dois gráfico com o panorama geral desse setor no Brasil, pegando os seus quatro principais produtos comercializados:

A abrangência do setor é tão grande, que podemos ver os seus produtos ocupando diversos lugares do ranking geral de importação/exportação, como é o caso das autopeças, 3º lugar no ranking de importação e dos veículos para passageiros em 15º no ranking de exportação.

Outro fator interessante de se observar no setor automotivo do Brasil é a quantidade de parceiros comerciais que esses produtos comercializados nos proporcionam.

Para se ter uma noção da diversidade de países que estão presentes nos processos internacionais do setor automotivo, separamos aqui dois gráficos, um com os principais destinos das exportações de veículos rodoviários do Brasil e o outro com o top 5 origens de partes e peças de veículos. Confira:

Você imaginava que existiam tantos países envolvidos? São dois produtos diferentes, o mesmo setor e 10 países diferentes! Com isso, dá para se ter uma ideia do quanto a indústria automobilística movimenta o mundo.

Panorama mundial

Falando em mundo, como será que a indústria automobilística se comporta no restante do mundo? Segundo dados da Anfavea, a China é o país que mais produz veículos no mundo e é a nação que mais compra eles também.

Estados Unidos, Japão, Alemanha, Índia, México e Coreia do Sul completam o ranking de principais produtoras de automóveis do mundo. Vale destacar que três dos maiores fazem parte dos BRICS.

Continue informado

Quer continuar recebendo conteúdo sobre o Comércio Exterior? Então assine a nossa Newsletter Semanal.

Nela, compartilhamos dicas, e-books e enviamos uma seleção com as principais notícias da semana para você. Clique aqui e faça agora mesmo a sua inscrição.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.