Informação

Novo recorde no Porto de Santos – Fique por dentro das notícias da semana 08

1 de março de 2021
Blog > Novo recorde no Porto de Santos – Fique por dentro das notícias da semana 08

O comecinho da semana pede informação! Por isso, separamos aqui os três principais destaques da semana 08 para você:

01 – Medida Provisória pretende excluir meta de exportação a fim de ampliar oferta de oxigênio no mercado interno

Como medida de combate ao Covid-19, o Poder Executivo enviou à Câmara dos Deputados a Medida Provisória (MP) 1033/21, que dispensa a obrigatoriedade das empresas produtoras de oxigênio medicinal, localizadas em Zonas de Processamento (ZPEs), terem 80% do seu faturamento anual em exportação. A decisão vale apenas para 2021.

A medida tem como objetivo permitir que as empresas autorizadas a operar em ZPEs possam ampliar a oferta de oxigênio no mercado interno e, assim, auxiliar no tratamento dos casos mais graves de Covid-19.

A MP 1033/21 será analisada no plenário da Câmara e depois segue para o Senado. 

Quando falamos em ZPEs, estamos nos referindo aos distritos industriais onde as empresas são beneficiadas com a suspensão de impostos para exportar, entre outros incentivos. A única obrigação é de que no mínimo 80% da receita bruta total dessas empresas seja oriunda de exportações, dependendo do Regime Especial no qual se encontram. 

02 – Porto de Santos começa 2021 batendo novos recordes

Ele não para! Se 2020 foi um ano histórico para o Porto de Santos, 2021 promete ser no mesmo ritmo. 

Segundo os dados divulgados pelo Santos Port Authority (SPA),  o volume total de cargas movimentadas em janeiro foi de 9,18 milhões de toneladas, resultado 10,5% superior ao de 2020. Já a carga conteinerizada registrou 374,1 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), ou seja, 10,5% acima do mesmo período de 2020.

Os produtos responsáveis por esse resultado foram: açúcar (1,33 milhão); adubo (698,3 mil); milho (604,1 mil) e farelo de soja (414,2 mil).

Os números da movimentação de contêineres mantêm a mesma tendência de resultados positivos observada nos últimos meses de 2020. A expectativa é de que em 2021 os números possam ser impulsionados ainda mais com a chegada de navios-tipo de 366 metros ao Porto de Santos. 

03 – Oportunidade no Canadá: exportações brasileiras aumentaram 25% em 2020 para a região

A Análise Quick Trade Facts, realizada pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), revelou um aumento de 25% no valor total das exportações de produtos brasileiros para o Canadá em 2020, alcançando US$ 4.2 bilhões. O saldo da corrente de comércio (exportações + importações) entre os dois países também foi positivo, com um aumento de 7%.

De acordo com a análise da CCBC, dezembro foi o mês que registrou o maior valor de corrente comercial entre os dois países e o principal produto exportado ao Canadá foi o ouro em formato bruto (bulhão dourado), que apresentou um aumento de 148% em comparação a 2019.

Também se destacaram no relatório outros produtos bastante procurados pelos canadenses: açúcar de cana, amendoins descascados, manteiga, gordura, óleo de cacau e mel natural.

Os bons resultados de 2020 deixam o comércio bilateral entre os dois países com uma boa expectativa para 2021. Segundo a CCBC, a ideia é continuar neste mesmo ritmo e aproveitar a oportunidade para identificar outros itens com potencial de crescimento no Canadá. 

Fique sempre informado 

Se você gosta de receber notícias em primeira mão, temos um convite para você: assine a nossa Newsletter!

Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com os principais destaques do Comércio Exterior, além de compartilhar materiais exclusivos sobre os mais diversos temas. Clique aqui para se cadastrar.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.