Informação

Obras no Porto de Santos afetam operações – Confira os destaques da semana 40

13 de outubro de 2021
Blog > Obras no Porto de Santos afetam operações – Confira os destaques da semana 40

01. Obras no Porto de Santos afetam operações no local 

Há algum tempo o Porto de Santos vem passando por obras de recuperação. Na sua última atualização, as atividades estão concentradas na pavimentação da Rua Antônio Prado, via portuária na região central de Santos. 

As obras começaram no dia 01/09 e ainda não há previsão para a sua conclusão. Com isso, o trecho da via perimetral do Porto de Santos entre o Largo Marquês de Monte Alegre e a Praça da República segue com interdição parcial. 

O trecho é utilizado como saída para a Via Anchieta dos transportadores que saem de terminais da margem direita de granéis sólidos vegetais e minerais, de contêineres e de celulose. 

Com a interdição, as operações podem ser afetadas, já que rotas alternativas – e mais longas – estão sendo adotadas até que as obras sejam concluídas.

02. Brasil se consolida como o maior exportação de alimentos Halal do mundo 

A palavra “Halal” vem do árabe e significa “permitido”. Mais do que isso, é um conceito que faz relação com a alimentação e o uso de produtos cosméticos muçulmanos em todo o mundo. 

De acordo com a sharia, o código de leis islâmico, os seguidores da fé de Maomé só podem consumir produos que se encaixem nessa categoria. 

A fim de contemplar esse mercado gigantesco, as empresas de alimentos precisam garantir que os produtos tenham sido processados da forma correta através de procedimentos e certificações.

Segundo dados do último Relatório Global do Estado da Economia Islâmica, o Brasil é o maior exportador mundial de comida halal. Em 2019, o país exportou US$ 16,2 bilhões nesse tipo de produto. 

Um dado interessante sobre esse mercado, é que ele não está concentrado apenas no Oriente Médio e norte da África, mas também em países como o próprio Brasil. A Indonésia, por exemplo, é o maior consumidor de comida halal do mundo. 

03. Brasil aumenta exportação de frango em 52% 

Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil aumentou as exportações de carne de frango em 52,5% no mês de setembro. 

Os embarques geraram receita de US$ 730,5 milhões, bem acima do resultado de setembro de 2020. 

Em volume, as exportações também avançaram e a China foi novamente a maior compradora no exterior, com 63,2 mil toneladas e aumento de 20,4%. O Japão aparece como o segundo maior importador e o volume comprado em setembro é 45,2% maior do que o mesmo período do ano passado. 

No acumulado dos nove primeiros meses do ano, as exportações de carne de frango totalizaram 3,466 milhões de toneladas e subiram 9% em relação ao mesmo período de 2020. 

Fique sempre informado 

Se você gosta de receber notícias em primeira mão, temos um convite para você: assine a nossa Newsletter!

Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com os principais destaques do Comércio Exterior, além de compartilhar materiais exclusivos sobre os mais diversos temas. Clique aqui para se cadastrar.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.