Artigo

Pagamento Centralizado do Comércio Exterior (PCCE)

16 de agosto de 2018
Blog > Pagamento Centralizado do Comércio Exterior (PCCE)

A Instrução Normativa n° 1.813/2018 publicada no DOU de 17/07/2018 alterando a Instrução Normativa n° 680/2006 que disciplina o despacho aduaneiro de importação, trouxe à tona o módulo “Pagamento Centralizado do Comércio Exterior (PCCE)”.

O módulo do PCCE está sendo desenvolvido no âmbito do portal único de comércio exterior, tendo como objetivo reunir todas as funcionalidades e facilidades de pagamento de tributos relacionados ao comércio exterior. Um dos tributos previsto para pagamento através do PCCE, após sua implementação, é o ICMS/importação.

A alteração na IN 680/2006 possibilita o tratamento do ICMS/importação através do PCCE, assim que implementado, dispensando o importador de apresentar a declaração e comprovante de pagamento ou de exoneração do ICMS, conforme abaixo:

“Declaração de Pagamento ou de Exoneração do ICMS

Art. 52. O importador deverá apresentar, por meio de transação própria no Siscomex, declaração sobre o ICMS devido no desembaraço aduaneiro da mercadoria submetida a despacho de importação.

Art. 53. O cálculo do ICMS e o pagamento correspondente, ou a solicitação de sua exoneração, poderão ser feitos por meio do módulo “Pagamento Centralizado”, do Portal Único de Comércio Exterior, à medida que forem implantadas suas funcionalidades, hipótese em que o importador ficará dispensado de apresentar a declaração a que se refere o art. 52.

Parágrafo único. A utilização do módulo “Pagamento Centralizado” para efetuar o pagamento do ICMS, ou para obter sua exoneração, dispensa o importador da obrigação de apresentar o respectivo comprovante ou documento equivalente.”

A intenção do PCCE é centralizar o pagamento de todos os tributos e despesas incidentes na operação de comércio exterior, tanto dos órgãos públicos como das empresas privadas, por exemplo: armazenagem, Despachante Aduaneiro, Infraero, agente de carga, transportador, entre outros.

Apresentação completa do projeto PCCE

 


BRUNO GOUDEL

Consultor Aduaneiro na MASTERSUL COMEX

temos mais alguns artigos que podem ser interessantes para você: Ler Artigos MasterSul

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.