Informação

Parceria entre Azul Cargo e FedEx amplia transporte aéreo no Brasil – Saiba mais com os destaques da semana 45

16 de novembro de 2021
Blog > Parceria entre Azul Cargo e FedEx amplia transporte aéreo no Brasil – Saiba mais com os destaques da semana 45

Pós-feriado e estamos como? Trazendo as principais informações da semana 45 para você! Confira:

1 – Azul Cargo Express e FedEx juntas

Durante a semana 45, a Azul Cargo Express, empresa da Azul linhas Aéreas especializada no transporte de cargas dentro do Brasil, e a norte-americana FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp., maior empresa de transporte expresso do mundo, anunciaram uma aliança.

O objetivo é que as duas consigam usufruir das principais expertises de suas operações: o alcance nacional de lojas da Azul Cargo Express e a estrutura de envios internacionais da FedEx Express.

Com a parceria, a Azul Cargo poderá se tornar também Centro de Envio Autorizado da FedEx (FASCs) e os interessados em fazer remessas internacionais poderão usar os serviços da FedEx Express.

Mais da metade das 260 lojas da empresa irão oferecer o serviço de courier para o exterior. Com isso, é esperado que a FedEx passe a ter mais de 300 FACs no Brasil, duplicando sua cobertura.

2 – Expo Dubai 2020 – principais destaques

A maior missão comercial já realizada para um país árabe aconteceu na semana 45 durante a Expo Dubai 2020, a maior feira em curso no planeta.

Liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), uma delegação formada por 327 representantes de 230 indústrias desembarcou em Dubai para o evento. Além disso, autoridades como o Ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), também marcaram presença.

Segundo a CNI, o evento representa um ambiente propício para estreitar relações entre o setor privado, além de abrir oportunidade para conhecer melhor o mercado local.

Nesse sentido, o Ministro da Economia aproveitou a ocasião para expressar as intenções do Brasil em formar uma parceria com os Emirados Árabes Unidos. O objetivo é aumentar as trocas comerciais e atrair investimentos.

Além disso, o evento também ficou marcado pela passagem da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que usou a ocasião para destacar as oportunidades de investimentos na agropecuária brasileira.

3 – Exportação de veículos diminuiu em outubro

De janeiro a setembro foram 910,6 milhões de toneladas movimentadas nos portos brasileiros. As informações são do Painel Estatístico Aquaviário da ANTAQ.

Segundo os dados, o setor portuário nacional (portos organizados + terminais autorizados) cresceram 6,3% em relação ao mesmo período de 2020. Os portos públicos registraram aumento de 6%, enquanto as privadas contribuíram com 598,1 milhões de toneladas (+6,4%).

Em relação aos perfis de carga, o granel sólido (58,9%) cresceu 2,4% em comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando a movimentação de 532,6 milhões de toneladas. O granel líquido totalizou 234,7 milhões de toneladas (25,8% do total), apresentando, até setembro de 2021, aumento de 11,3% em relação aos nove meses do ano passado. A movimentação de carga conteinerizada alcançou 99,3 milhões de toneladas, participação de 10,9% e crescimento de 15,1%. A carga geral solta (4,8% do total) cresceu 12,2%, chegando a 44,1 milhões de toneladas.

Fique sempre informado 

Se você gosta de receber notícias em primeira mão, temos um convite para você: assine a nossa Newsletter!

Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com os principais destaques do Comércio Exterior, além de compartilhar materiais exclusivos sobre os mais diversos temas. Clique aqui para se cadastrar.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.