Informação

Protocolo de Nairóbi é promulgado – saiba mais com as notícias da semana 39

4 de outubro de 2021
Blog > Protocolo de Nairóbi é promulgado – saiba mais com as notícias da semana 39

Comece o mês de Outubro do melhor jeito: com informação! 

Confira os três principais destaques da semana 39 no Comércio Exterior:

01. Protocolo de Nairóbi é promulgado e traz competitividade ao agro

Promulgada por meio de decreto, a Decisão Ministerial de Nairóbi sobre Competição nas Exportações passou a integrar o arcabouço jurídico brasileiro durante a semana 39.

O protocolo traz como compromisso a eliminação dos subsídios à exportação de produtos agrícolas aos membros da Organização Mundial do Comércio (OMC). 

A proibição dos subsídios na exportação representa um ganho expressivo para os países em desenvolvimento no comércio internacional do agro. Com isso, o protocolo espera equipar as regras multilaterais aplicáveis ao setor agrícola e oferecer mais vantagens para países como o Brasil.

02. Anvisa autoriza importação de radiofármacos

Durante a semana 39, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a importação de medicamentos para tratamento de câncer por radioterapia, conhecidos como radiofármacos. 

A autorização é temporária e excepcional para que o setor de medicina nuclear possa dar continuidade nos diagnósticos e tratamentos pelo país. Segundo informações da Anvisa, um dos principais produtores do medicamento no Brasil deixou de fabricar vários produtos devido a problemas logísticos e financeiros.

Com isso, o setor estava à beira de um desastre sanitário se a Anvisa não intervisse. 

03. Móveis e colchões conquistam espaço no mercado internacional 

Em agosto de 2021, o Brasil exportou mais de US$ 75 milhões (FOB) em móveis e colchões prontos. Esse resultado representa um aumento de mais de 30% em comparação com o mesmo período de 2020.

Após vencer o período mais crítico do ano, onde os países estavam impondo uma série de restrições na importação do segmento, os números revelam que os móveis e colchões brasileiros estão conquistando mais espaço ao redor do mundo. 

Os principais destinos são os Estados Unidos, Chile e Panamá. Além disso, outros mercados também tiveram aumento na participação das exportações do segmento, como é o caso da Alemanha, Arábia Saudita e Colômbia.

Fique sempre informado 

Se você gosta de receber notícias em primeira mão, temos um convite para você: assine a nossa Newsletter!

Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com os principais destaques do Comércio Exterior, além de compartilhar materiais exclusivos sobre os mais diversos temas. Clique aqui para se cadastrar.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.