Informação

Saiba quais são os destaques da semana 49

7 de dezembro de 2020
Blog > Saiba quais são os destaques da semana 49

1. Fim do acréscimo de 1% sobre a alíquota de importação? 

A partir de 1° de janeiro de 2021, o adicional de 1% sobre a alíquota da COFINS/Importação aplicada aos bens classificados na TIPI e relacionados na Lei 10.865/2004, deixará de ser cobrado. 

Através do Projeto de Lei de Conversão n° 15/2020 (Medida Provisória 936/2020), convertida na Lei 14.020/2020, o governo tentou instituir o acréscimo até 31/12/2021, porém o dispositivo foi vetado pelo Congresso Nacional. Para conferir o texto do dispositivo vetado clique aqui.

2. Falta de motoristas de caminhão gera atrasos nos embarques do EUA

Os transportadores e empresas de transporte rodoviário dos EUA estão enfrentando uma grave escassez de motoristas de caminhão, já que a pandemia de COVID-19 continua a produzir um rastro de desemprego por onde passa. Com isso, o número de caminhoneiros em frotas menores caiu e a demanda por frete aumentou devido à movimentação de final de ano, que é normal nesse período. 

A situação se agravou principalmente agora com a finalização do subsídio que o governo americano estava pagando aos motoristas. 

Com isso, muitas mercadorias do país estão sofrendo atrasos para chegarem aos portos de embarque e muitos pedidos de importação estão sofrendo atrasos na sua entrega final. 

3. CNI defende acordo para aumentar o fluxo de comércio e investimentos entre Brasil e Japão

Com a necessidade de retomada do crescimento no pós-crise da pandemia de Covid-19, muitos países estão vendo uma oportunidade de avançar em negociações e acordos comerciais, como é o caso do Brasil e do Japão. 

O Japão foi o sexto principal parceiro comercial do Brasil em 2019, com uma corrente de comércio de US$9,5 bilhões. O país é também o quinto maior investidor estrangeiro no Brasil.

Neste cenário, o diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta a necessidade dos dois países avançarem nas negociações do seu acordo comercial e durante o seu discurso na semana 49 apontou que este será um dos focos da instituição para o próximo ano.

Fique sempre informado 

Se você gosta de receber notícias em primeira mão, temos um convite para você: assine a nossa Newsletter!

Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com os principais destaques do Comércio Exterior, além de compartilhar materiais exclusivos sobre os mais diversos temas. Clique aqui para se cadastrar.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.