Pipoca. Bolo. Canjica. Pamonha. Cozinho ou Assado. Já adivinhou do que vamos falar? Sim. Hoje é dia do queridinho da culinária brasileira: o milho!
Mas muito além de um importante ingrediente, o milho também é um importante personagem para o comércio exterior e, inclusive, já rendeu ao Brasil o título de maior exportador do produto no mundo.
Por isso, para comemorar o Dia Internacional do Milho, escrevemos sobre a relação desse cereal para o comércio exterior. Boa leitura!
Um pouquinho de história
Há pelo menos 7.300 anos, o milho participa da história alimentar do mundo. Os primeiros registros do seu cultivo foram feitos em ilhas próximas ao litoral mexicano. A partir daí, o cereal se espalhou por toda a América Central, até chegar na América do Sul.
No Brasil, a cultura do milho já era feita pelos nativos indígenas muito antes da chegada dos portugueses. Entretanto, a partir do momento que os colonizadores chegaram ao solo brasileiro, o consumo do cereal aumentou consideravelmente e passou a integrar o hábito alimentar da população como um todo.
A partir daí, o cultivo de grão passou por muita inovação e hoje somos considerados como a terceira maior produção do mundo.
Milho e o Comércio Exterior
A exportação de milho sempre foi notória no Brasil. Inclusive, o país já foi considerado um dos maiores exportadores do produto no mundo.
Entretanto, o ano de 2020 não foi o melhor para o setor devido à pandemia de Covid-19 que se instaurou globalmente. Para se ter uma ideia, os números registraram uma queda de -19,5% no volume exportado e o cereal caiu do 5º para a 8º posição no ranking dos 10 produtos mais exportados em 2020 pelo Brasil.
Para 2021, o setor espera uma história diferente. Até o mês de março, o milho já teve uma alta de 38% no comparativo do mesmo período de 2020. Com isso, a expectativa é de que o ano seja positivo para os exportadores de milho do país.
Principais destinos do milho brasileiro
Em 2021, o milho do Brasil tem como top 5 destinos os seguintes países:
1º – Egito (22%)
2º – Irã (14%)
3º – Vietnã (14%)
4º -Taiwan (11%)
5º – Malásia (7,3%)
Principais estados produtores de milho no Brasil
Com relação aos principais estados produtores do grão, temos o seguinte top 5:
1 – Mato Grosso
2 – Paraná
3 – Mato Grosso do Sul
4 – Rio Grande do Sul
5 – Goiás
Quer saber mais curiosidades sobre o Comex?
Se você gosta de ficar sempre por dentro das curiosidades do Comércio Exterior, assine a nossa newsletter!
Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com as principais notícias que impactaram o setor. Compartilhamos também dicas, curiosidades e e-books exclusivos. Clique aqui e faça a sua inscrição.