Separamos os três principais destaques da semana 05 para você! Confira e fique bem informado:
1 – Apex-Brasil identifica oportunidades que podem gerar US$ 870 milhões em exportações
O ano começou movimentado para a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Desde de janeiro, a instituição já desenvolveu 13 estudos sobre oportunidades de mercado no exterior.
O trabalho feito pela Apex, contribui para a ampliação do conhecimento sobre mercados estrangeiros e, com isso, prepara as empresas interessadas para negociações mais efetivas. Afinal, conhecer o mercado em que se quer investir é fundamental.
Dessa vez, os novos estudos abrangem os segmentos de alimentos e bebidas, casa e construção, máquinas e equipamentos, moda e saúde, e você pode conferir cada um deles clicando aqui. Lembre-se de selecionar “2021” na busca por ano para visualizar as opções.
Os títulos das pesquisas são:
- África do Sul – Equipamentos Médicos e Odontológicos
- África do Sul – Produtos Farmacêuticos
- Angola – Produtos Plásticos
- Canadá- Arroz
- China – Produtos Lácteos
- China – Mel e Própolis
- Colômbia – Máquinas e Equipamentos para a Cadeia Sucroenergética
- Estados Unidos da América – Autopeças
- Estados Unidos da América – Luminárias e Componentes
- Índia – Produtos para Animais de Estimação
- México – Insumos Para Calçados
- México – Móveis
- Reino Unido – Frutas
2 – Indústria de massas alimentícias exporta US$ 196,3 milhões em 2020
As categorias contempladas pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoito, Massas Alimentícias e Pães & Bolos (Abimapi) foram responsáveis por exportar US$ 196,3 milhões de produtos. Uma alta de 15% com relação ao ano anterior.
O aumento está diretamente relacionado com a pandemia de Covid-19, que aumentou a necessidade de consumo de alguns produtos da Abimapi, como o pão de forma, que triplicou o faturamento em 2020.
Para 2021, a associação espera sustentar o crescimento da categoria e projeta um aumento médio de 10%, tendo em vista a permanência do período de pandemia. Quanto ao destino, o alvo da associação é a China.
3 – Curiosidade: o poder do café brasileiro
Quando a pandemia começou, adquirimos vários hábitos que nos ajudaram a enfrentar todas as mudanças que estavam acontecendo. Uma delas, foi o aumento do consumo do café.
E é graças a esse comportamento, que a exportação dos Cafés do Brasil atingiu o maior volume da história! Foram mais de 44,5 milhões de sacas de café (cada saca pesa 60 Kg) exportados em 2020, um aumento de quase 10% em relação a 2019.
Do total comercializado, 79,7% foram do café tipo arábica, 11,1% do conilon e 9,2% cafés industrializados. A receita cambial gerada pelas exportações dos produtos foi de US$ 5,6 bilhões, alta de 10,3% em comparação com 2019.
Em tempos de pandemia, o cheirinho de café coado foi fundamental para amenizar os efeitos da crise gerada pelo Covid-19 e o Brasil teve um importante papel no fornecimento desse produto para o mundo! 🙂
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