Que tal terminar a última semana de 2020 bem informado? Aqui tem os três principais destaques da semana 52 para você. Confira:
1 – Projeto regulamenta a atividade dos Operadores Logísticos
O Operador Logístico é um fator importantíssimo para o deslocamento adequado, armazenagem e gestão de estoques das mercadorias no Brasil. Entretanto, a falta de uma legislação que regulamente a atividade sempre trouxe incertezas para o setor.
Agora, essa realidade está prestes a mudar com o Projeto de Lei 3757/20 que tramita na Câmara dos Deputados. O objetivo do projeto é reconhecer a figura do operador logístico e trazer segurança jurídica para a atividade.
Pelo texto da proposta, a operação logística compreenderá serviços como recebimento, carga, descarga, fracionamento, armazenagem, gerenciamento de estoque, separação, processamento de pedidos e gerenciamento de transporte, entre outros.
O projeto ainda traz regras sobre os contratos de operação logística, responsabilidade e direitos do operador e atualiza a legislação dos armazéns, que é a mesma desde 1903.
Agora, a proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Viação de Transportes; Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Para ler o texto completo da nova lei clique aqui.
2 – Produção de suínos na China deve estar totalmente recuperado no primeiro semestre de 2021
Segundo informações do Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais do Governo Chinês, espera-se que a oferta de carne suína no país aumente 30% nos próximos feriados no Ano Novo e Festa da Primavera.
Até o final de novembro, o estoque de suínos do país atingiu mais de 90% dos níveis registrados em anos normais, segundo o Ministério.
Esse resultado é decorrente das medidas adotadas pelo país desde o início de 2020, incluindo a liberação de reservas de carne de porco congelada e o aumento das importações
Além disso, para contornar os efeitos da pandemia de Coronavírus, a China aumentou o apoio financeiro, com subsídios e empréstimos para os principais distritos produtores de carne suína.
Tudo isso contribuiu para uma recuperação do setor a partir de outubro de 2020 e que se estende até agora.
3 – Fimec será realizada entre os dias 04 e 06 de maio de 2021
A 45ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec) está confirmada para acontecer presencialmente da seguinte forma: entre os dias 04 e 06 de maio, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS).
Inicialmente, a feira estava prevista para março. Entretanto, a organização do evento entendeu que o período ainda estará incerto para o setor e que o melhor cenário é o mês de maio.
A Fimec é uma feira de referência e que reúne os principais players para apresentar ao mercado brasileiro e latino-americanos as mais novas tecnologias disponíveis mundialmente.
Para mais informações sobre a feira, clique aqui.
Fique sempre informado
Se você gosta de receber notícias em primeira mão, temos um convite para você: assine a nossa Newsletter!
Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com os principais destaques do Comércio Exterior, além de compartilhar materiais exclusivos sobre os mais diversos temas. Clique aqui para se cadastrar.