Se a virada do ano já aconteceu para os países que seguem o calendário gregoriano, só pode significar uma coisa: está chegando a vez do Ano Novo Lunar acontecer!
O feriado é um dos mais importantes do gigante asiático e é importante estar preparado. Pensando nisso, separamos os principais tópicos que você deve levar em consideração na hora de planejar a sua operação internacional nesse período. Confira:
Quando acontece o Ano Novo Chinês?
O calendário utilizado pela China segue as fases da Lua. Nesse sentido, não há uma data fixa para que o feriado aconteça.
Para acompanhar como funciona, basta saber que a comemoração do Ano Novo acontece na primeira Lua Nova após o Solstício de Inverno.
Em 2023, essa data acontece entre os dias 22 de janeiro e 9 de fevereiro. Ao todo, serão três dias de feriado nacional e quase 15 dias de festividades locais.
Além da China, outros países comemoram a virada do ano pelo calendário lunar, como é o caso do Vietnã e Taiwan.
E como eu me preparo para esse feriado?
A China é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil na atualidade. Portanto, é fundamental colocar em pauta os feriados do país e se preparar para eles.
Conversamos com os nossos especialistas na área e elencamos cinco tópicos que você precisa saber na hora de planejar a sua operação:
Prepare seu estoque
Para as empresas que precisam de um estoque para funcionamento, é preciso estar preparado para os dias de feriado do país chinês.
As operações na China ficam totalmente paralisadas durante o feriado de ano novo, sendo impossível realizar qualquer compra nesse período.
Uma das maneiras de preparar um bom estoque para esse ano é realizar um estudo e analisar o comportamento das vendas da sua empresa no início do ano. Dessa forma, será possível comparar o seu volume com o de importações necessárias.
Apesar de ser uma opção que tende a aumentar os custos com importação no período, é uma maneira de evitar deixar os clientes na mão pela falta de produtos. Analise!
Antecipe os pedidos
Seguindo o mesmo raciocínio da dica anterior, você pode antecipar as compras de produtos ao longo do ano.
Uma forma de fazer isso é utilizando a receita extra que a sua empresa acumulou no ano anterior. É possível utilizar esse dinheiro para fazer importações antecipadas, evitando dores de cabeça ao longo do ano todo.
Nesse esquema, quando os produtos extras forem vendidos no ano seguinte, você compensará o seu caixa.
Antecipe os pedidos de frete
Converse com os fornecedores na região e antecipe as negociações de frete internacional.
Dessa forma, você já reserva espaço e preço para a sua mercadoria ser embarcada em fevereiro sem estresse.
Não dependa de um único fornecedor
É importante ter uma carta na manga. Buscar alternativas e encontrar outros fornecedores é uma garantia não somente para as épocas de feriado, como também para agregar mais competitividade ao mercado internacional.
Conte com um parceiro logístico confiável
Por fim, a dica mais valiosa de todas é: conte com um parceiro confiável!
Em horas como essa, uma equipe logística eficiente vai te ajudar a desenhar sua operação da melhor forma possível. Levando em conta detalhes como as características da mercadoria, origem, entre outros 😉