Informação

Confira as práticas sustentáveis que caminham lado a lado com o Comércio Exterior

9 de setembro de 2020
Blog > Confira as práticas sustentáveis que caminham lado a lado com o Comércio Exterior

Com o avanço da tecnologia e da globalização, o Brasil tem ficado cada vez mais presente no mercado internacional e isso é muito bom! Representa mais oportunidade de investimento e crescimento para o brasileiro. Porém, do outro lado da moeda, há também um importante fator que deve ser considerado: o meio ambiente.

Por aqui, temos como preocupação diária encontrar soluções que impulsionem as operações dos nossos clientes, sem que isso comprometa a qualidade de vida das próximas gerações. Por isso, sustentabilidade é um tema que está sempre no nosso radar.

Separamos aqui algumas iniciativas e práticas do Comércio Exterior que estão alinhadas com esse propósito para você ver que o meio ambiente também importa. Boa leitura!

Logística Reversa

Feita a partir de um modelo oposto ao tradicional, a logística reversa se preocupa com o descarte efetivo dos resíduos e envolve toda a sociedade em uma corrente de reciclagem.

Este modelo tem duas grandes vantagens: mais economia, uma vez que grande parte da matéria-prima descartada retorna aos seus produtores, e impacto positivo no meio ambiente, já que reduz a produção de lixo nos comércios.

Funciona assim:

1 – Tudo começa na indústria, onde os produtos devem ser confeccionados e embalados em opções que sejam recicláveis;

2 – No momento da distribuição para o comércio, os varejistas devem ser informados deste modelo de logística sustentável;

3 – Os clientes também devem ser orientados sobre como realizar o descarte consciente;

4 – Após o uso do produto, cabe ao consumidor realizar o descarte correto em centros de coletas ou nas lojas em que ele foi comprado;

5 – Assim que os resíduos são descartados, é feito a seleção pelos coletores;

6 – Por fim, todo material coletado é transformado em matéria-prima que, futuramente, servirá para novas embalagens ou produtos;

Cargo IMO 2020

Neste ano, a sustentabilidade embarcou em navios pelo mundo após a decisão da Cargo IMO 2020. A regulamentação determinou um limite de 0,5% em emissões de enxofre para a frota de navios.

Este é um esforço da organização em reduzir as emissões de óxido de enxofre na atmosfera. A decisão surgiu da Convenção Internacional da Organização Marítima Internacional para a prevenção da poluição por navios (MARPOL), porém, a mudança já vem sendo discutida desde 2008.

Para que seja possível atingir as metas estabelecidas pela nova regulamentação, os armadores devem utilizar opções alternativas de óleo combustível.

Outras práticas que também ajudam o meio ambiente

Além dessa práticas, também estamos de olho no nosso comportamento enquanto escritório. Sabemos que a sustentabilidade começa em um nível micro e, a partir daí, se expande para o macro. Por isso, temos como hábito:

  • Treinamentos internos: compartilhar conhecimento é uma excelente forma de incentivar a sustentabilidade. Por isso, promovemos treinamentos com esse tema em evidência; [foto de treinamentos]
  • Práticas internas: tudo o que é aprendido aqui é colocado em prática na forma de atitudes. Por isso, adotamos algumas ações como a separação do lixo, redução do consumo de plástico e uso consciente de recursos; [foto da caneca]
  • Parceiros confiáveis: na hora de escolher os nossos fornecedores, damos preferência para aqueles que estão alinhados com os nossos propósitos. Assim, temos certeza que os nossos processos caminham em unidade. [ver alguma foto que dê para usar aqui também]

Acreditamos que conciliar sustentabilidade com o comércio internacional é possível sim e que isso deve ser uma pauta presente em toda organização.

Apresentar boas práticas de governança, compliance e controlar a cadeia produtiva, gerenciando os fatores de risco presentes, estimula o comportamento ético e sustentável em todas as esferas.

Juntos somos mais fortes e cuidar do ambiente que estamos inseridos só depende da gente!

Se você também se identifica com essa causa, então venha falar com a gente! Clique e converse com um de nossos especialistas. [link de cotação]

Quer saber mais sobre as nossas práticas de sustentabilidade? Acompanhe nossas redes:

Linkedin | Facebook | Instagram

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.