Home » Sem categoria » Grande volume de algodão deve impactar os embarques de exportação nos próximos meses

-

13
janeiro
2020
Sem comentários.

Grande volume de algodão deve impactar os embarques de exportação nos próximos meses

Em 2019 a safra de algodão quebrou recordes! Com um volume de 1,3 mi toneladas exportadas, a pluma movimentou uma receita total de US$ 2,1 bilhões no país, um número 7% maior do que no ano anterior.

Comparamos a evolução mensal da exportação de algodão entre 2018 e 2019. Confira:

 

Segundo a Anea (Associação Nacional dos Exportadores de Algodão), os grandes números registrados são fruto da quantidade de algodão produzida na safra de 2018/2019, que geraram um volume exportado mais distribuído entre os meses de 2019.

A estimativa agora é de que essa grande quantidade de algodão siga impactando os embarques durante o início de 2020.

Como isso me afeta?

Além da grande movimentação nos portos do país, o algodão também impacta diretamente no espaço oferecido nos contêineres. Em especial aqueles em direção à Ásia, principal destino da pluma brasileira.

As restrições de espaço acontecem justamente pelo tamanho das embalagens e também pela grande quantidade da mercadoria. Com isso, o valor do frete deve sofrer alterações, uma vez que o espaço disponível é escasso e a procura muito grande.

Outro ponto a ser considerado é a estrutura dos portos brasileiros, que em muitos casos não são preparados para receber uma quantidade tão grande. Um bom exemplo disso é Santos, principal destino portuário do algodão brasileiro: só no mês de outubro, em que o volume exportado ultrapassou 1 mi de toneladas, aconteceram atrasos de até duas semanas nos embarques.

 

O que eu posso fazer enquanto isso?

A expectativa é de que as exportações de algodão durem até o mês de março. Enquanto isso, a melhor maneira de se preparar para não sofrer com a escassez de espaço nos contêineres e atrasos nos portos de embarque é elaborar um desenho logístico inteligente, que prevê todos os fatores.

Se planejar com antecedência também é fundamental para evitar que a sua carga chegue com atraso. Aqui, contamos com profissionais especializados e capacitados para desenhar uma operação eficiente para você. Converse com a gente e evite dor de cabeça!


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!