O seu dia também começa só depois do café? Então, temos uma boa notícia: hoje é Dia Nacional do Café e está mais do que liberado tomar aquela boa xícara enquanto você lê o nosso artigo sobre esse grão tão rico para os brasileiros.
Boa leitura!
A relação do café com o Brasil
Tudo começou em 1727, com o plantio do primeiro pé de café no estado do Pará. A planta foi trazida ao solo brasileiro pelo sargento-mor Francisco de Melo Palheta e a partir daí, o resto é história.
Graças às condições climáticas do Brasil, o cultivo do café se espalhou rapidamente e, em um curto espaço de tempo, se tornou um produto-base para a economia do país.
A tradição do cafézinho é tão grande que ele ganhou até um dia para ser celebrado. A data de 14 de abril marca o momento da abertura das colheitas na maior parte das regiões produtoras.
Exportação do Café
Quando falamos na exportação do café brasileiro, falamos principalmente dele em grãos, não torrado. Só em 2021 foram 38 milhões de sacas exportadas, o equivalente a mais de US$ 5 milhões.
Os dados são da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) e os números reforçam o papel do grão como um alimento importante para os brasileiros e para a indústria nacional.
Com relação aos principais destinos do café brasileiro, temos os Estados Unidos na liderança, seguidos pela Alemanha, Itália, Japão e Bélgica.
Cinco motivos para investir no café
Apesar de já ser uma tradição brasileira, o café ainda possui potencial ilimitado de crescimento econômico. Separamos os cinco principais motivos da atualidade para investir em café:
1 – Crescimento anual superior a 3,5% no volume de sacas;
2 – 90% do crescimento ainda é tradicional, com preços acessíveis e ampla disponibilidade no varejo;
3 – Consumo de cápsulas em queda;
4 – Novos posicionamentos dão mais projeção ao café a abrem fronteiras;
5 – Coffee Shops é um ramo que segue crescendo no país.
Tome um café e fique informado
O conteúdo de hoje te deixou com sede por mais informação? Então cadastre-se na nossa newsletter semanal e receba essa e outras notícias em primeira mão.
Clique aqui e faça seu cadastro.