Nos últimos meses, o Porto de Paranaguá tem enfrentado um aumento expressivo na demanda, o que tem gerado sérios desafios para as operações de exportação. Em 2024, o porto registrou um crescimento de 12% nas exportações e um aumento de 10% na movimentação de granéis, pressionando ainda mais a capacidade do Terminal de Cargas (TCP).
Falta de janelas e bloqueio de grades de exportação
A alta demanda fez com que todas as grades de exportação fossem bloqueadas, impossibilitando novos agendamentos. Além disso, desistências de reservas também não estão sendo disponibilizadas no portal, o que agrava a situação. Mesmo com planejamento e agendamento antecipado, existe o risco de não haver grades extras disponíveis, dificultando ainda mais as operações.
Impactos na cadeia logística
Essa situação tem gerado impactos significativos em toda a cadeia logística. Custos adicionais com transporte rodoviário, terminais de apoio, armazenagem, detention, e transferência de reservas estão se tornando inevitáveis para muitas empresas. A situação é crítica, com cerca de 350 TEUs aguardando confirmação de janela, evidenciando que a infraestrutura atual do porto já não é mais suficiente para atender à demanda.
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