Dezembro começou com tudo! Novidades para o setor de cabotagem estão entre os destaques da semana 49 que separamos para o nosso Mix de Notícias. Além disso, também falamos sobre o fluxo recorde registrado pela Portos do Paraná e uma importante discussão que o G20 traz para o comércio internacional. Confira:
01 – Narcoast iniciará operações em janeiro apostando no futuro da cabotagem
Até o final de janeiro de 2024, a Norcoast vai iniciar suas operações como uma operadora de cabotagem no Brasil. Um navio estará desbravando os mares, e até fevereiro, mais três se juntarão à frota, transformando a logística marítima nacional.
Com atuação nos portos de Paranaguá, Santos, Pecém e Manaus, a Norcoast vai realizar uma rotação completa, conectando estrategicamente o Brasil por meio da cabotagem.
A Norcoast nasceu da visão da Hapag-Lloyd e Norsul, duas gigantes que acreditam no potencial brasileiro. Essa joint venture é uma resposta ao chamado da Lei de Incentivo à Cabotagem, conhecida como BR do Mar, abrindo caminho para novas oportunidades e desafiando o status quo de duas décadas.
Com mais de 8,5 mil quilômetros de costa e quase 23 mil quilômetros de rios navegáveis, o Brasil é um terreno fértil para a cabotagem. E a Norcoast enxergou isso como uma oportunidade única para conectar o comércio internacional, especialmente diante do aumento do tamanho dos navios que agora demandam maior conectividade entre os portos.
O setor de cabotagem movimentou 1,2 milhão de TEUs no ano passado, e as projeções indicam um crescimento expressivo nos próximos anos, atingindo 2 milhões de TEUs. A Norcoast espera conquistar sua fatia desse mercado já no primeiro ano de operações.
02 – Portos do Paraná registram crescimento excepcional em 2023
A Portos do Paraná está celebrando um impressionante crescimento de 15% nas movimentações para exportação de janeiro a outubro de 2023, totalizando uma incrível marca de 35.198.778 toneladas. Um aumento extraordinário de 4,5 milhões de toneladas em comparação a 2022.
O ano de 2023 viu o espetacular destaque das exportações de soja, açúcar (granel) e farelo. Essas commodities brasileiras estão conquistando o mercado internacional, impulsionando o comércio e colocando o Brasil no mapa global.
Os navios que partiram de Paranaguá encontraram seus destinos principais nos mercados asiáticos mais cobiçados: China, Coreia do Sul e Japão. Uma prova da presença sólida e estratégica da Portos do Paraná nos mares internacionais.
A movimentação total de cargas, incluindo importação e exportação, atingiu a incrível marca de 53.360.117 toneladas, representando um crescimento impressionante de 7,4% em relação a 2022.
Não é só isso! Os portos do Paraná ultrapassaram a marca de 1 milhão de TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner) em 2023, com um aumento significativo de 4% em relação ao ano anterior. Uma verdadeira demonstração de eficiência e capacidade de operação!
Olhando para o futuro, a Portos do Paraná está investindo pesado no Moegão, um sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos. Prometendo um incrível ganho de 63% na capacidade de desembarque de carga, esse projeto audacioso receberá investimentos maciços de R$ 592 milhões.
Com base no desempenho excepcional até agora, as expectativas são altas para que a Portos do Paraná alcance a marca histórica de 62 milhões de toneladas importadas e exportadas até o final de 2023, representando um crescimento notável de 6,2% em relação ao ano anterior (58.399.284 toneladas).
03 – Comércio Internacional e Sustentabilidade: Brasil à frente nas discussões do G20
Durante 85 dias, 46 participantes, entre pessoas físicas e jurídicas, contribuíram com 770 insights valiosos sobre a interação entre comércio e sustentabilidade. A maioria enxerga uma oportunidade única nessa interação, relacionada ao potencial ambiental do Brasil, mas também destaca desafios, como possíveis barreiras comerciais devido a medidas climáticas adotadas por outros países.
O documento apresenta nove seções temáticas, incluindo a crescente interação entre comércio e desenvolvimento sustentável, bens e serviços ambientais, subsídios ambientais, economia circular, comércio sustentável de plásticos, e muito mais.
Com a presidência brasileira do G20 iniciada em 1º de dezembro, o país está dando destaque a questões vitais de sustentabilidade no grupo de comércio e investimentos. Os participantes enfatizaram a importância de aprofundar as discussões sobre comércio e sustentabilidade ao longo do ano de 2024.
Entre as sugestões apresentadas, destaca-se a implementação de um mercado de carbono e a internacionalização de metodologias brasileiras relacionadas à sustentabilidade. O Brasil busca enfrentar os desafios e explorar ao máximo as oportunidades oferecidas pelo cenário global em constante evolução.
O documento completo com os resultados da consulta está disponível no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).