Na última semana de Março, fique com a nossa seleção dos principais destaques para o Comércio Exterior:
01 – BRAEXP: a plataforma que conecta Brasil e Reino Unido
Durante a semana 13, Brasil e Reino Unido deram um importante passo rumo à facilitação de comércio entre os países. A plataforma BRAEXP foi lançada e, com ela, micro, pequenas e médias empresas estão mais próximas da internacionalização.
A plataforma conecta as empresas aos fornecedores de serviços voltados às exportações, como: capacitação empresarial, inteligência de mercado, financiamento, seguro de crédito e logística.
O programa de facilitação de comércio Reino Unido-Brasil é parte de um compromisso de longa data de auxiliar o desenvolvimento do país e aumentar os laços comerciais e de investimento entre as duas nações.
02 – Importação de pneu de carga volta a ser taxada
A volta da tarifa de 16% para a importação de pneus de carga no Brasil é real. A decisão foi tomada durante a semana 13 e publicada no Diário Oficial da União.
Com isso, a resolução Gecex nº 148, norma que havia zerado a tarifa para a importação de cinco modelos de pneus de carga, foi revogada.
Segundo a nota oficial divulgada pelo Comitê Executivo de Gestão (Gecex), essa decisão deve beneficiar os fabricantes de pneus nacionais, que vinham enfrentando queda na produção causada pelo aumento de importados.
03 – Brasil exporta energia elétrica suficiente para abastecer 30% do Uruguai
Em fevereiro, o Brasil exportou cerca de 380 megawatts médios (MWmed) para o Uruguai durante todo o mês de fevereiro de 2023. A quantidade representa um aumento de 142% em relação a janeiro, segundo dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O total exportado é suficiente para abastecer cerca de 30% do consumo de energia elétrica do país, conforme informou o governo uruguaio.
Agora, a tendência é ampliar ainda mais essa integração, de acordo com o Ministério de Minas e Energia.