Achou que não ficaria informado essa semana? Pensou errado!
Aqui estão os principais destaques da semana 45 para você:
01 – Corrente de comércio do Brasil chega a US$ 510,32 bilhões
A corrente de comércio brasileira subiu 23,5% de janeiro a outubro deste ano, atingindo US$ 510,32 bilhões e ultrapassando o valor de todo o ano de 2021. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia.
Segundo a Secex, o país somou US$ 280,98 bilhões de janeiro a outubro, com alta de 19,1% sobre o mesmo período de 2021.
Somente em outubro, o superávit da balança comercial teve aumento de 100%, pela média diária, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
A corrente de comércio aumentou 23,6%, chegando a US$ 50,68 bilhões, com US$ 27,30 bilhões em exportações e US$ 23,38 bilhões em importações.
Ainda segundo a secretaria, este foi o maior valor para os meses de outubro, refletindo principalmente a alta de preços dos itens comprados no exterior. Dessa forma, a corrente de comércio atingiu o maior valor para outubro.
02 – Novo acordo entre Brasil e Emirados Árabes Unidos
O governo brasileiro aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 331/21, que referencia o acordo assinado entre Brasil e Emirados Árabes Unidos para cooperação e assistência mútua em assuntos aduaneiros.
O documento busca assegurar a correta aplicação das legislações aduaneiras de cada uma das partes e garantir a segurança da cadeia logística internacional, bem como prevenir, detectar, investigar e combater infrações aduaneiras.
O intercâmbio entre os dois países poderá ser recusado caso a parte requerida entenda que posso ser prejudicial à soberania, segurança ou qualquer outro interesse essencial do Estado.
Agora, o texto segue para o Senado.
03 – Exportação de pescado fatura 49% a mais
Segundo o Informativo de Comércio Exterior da Piscicultura, o faturamento de janeiro a setembro de 2022 do setor registrou alta de 49% na comparação com o mesmo período de 2021.
No 3º trimestre, o faturamento apresentou uma queda de 17%. Conforme o Informativo divulgado pelo segmento, esse movimento pode ser explicado pela menor oferta de tilápia no mercado interno, reduzindo a disponibilidade para venda externa.
Com um volume de importação de US$ 3,8 milhões, os Estados Unidos se mantiveram como principal destino das exportações do pescado brasileiro no 3 trimestre do ano, com uma participação de 83% do total exportado. Taiwan e Japão ocupam, respectivamente, o segundo e o terceiro destinos.
Ainda segundo o relatório, o Paraná manteve-se como o maior exportador de tilápia do país, responsável por 61% do total exportado.