• Atendimento: +55 41 99661-0135
  • Chat
  • Área restrita
  • FAQ
  • Português do Brasil Português do Brasil
  • English (US) English (US)
  • Espanhol Espanhol
  • Home
  • A Mastersul
  • Serviços
    • Gestão aduaneira
    • Logística internacional
    • Rodoviário nacional
  • Integridade
  • Responsabilidade social
    • One for one
    • Saúde e meio ambiente
  • Blog
  • E-books
  • Contato
    • Entre em contato
    • Trabalhe conosco
  • Home
  • A Mastersul
  • Serviços
    • Gestão aduaneira
    • Logística internacional
    • Rodoviário nacional
  • Integridade
  • Responsabilidade social
    • One for one
    • Saúde e meio ambiente
  • Blog
  • E-books
  • Contato
    • Entre em contato
    • Trabalhe conosco
  • Home
  • A Mastersul
  • Serviços
    • Gestão aduaneira
    • Logística internacional
    • Rodoviário nacional
  • Integridade
  • Responsabilidade social
    • One for one
    • Saúde e meio ambiente
  • Blog
  • E-books
  • Contato
    • Entre em contato
    • Trabalhe conosco

Cargo IMO 2020: entenda tudo sobre o novo limite de enxofre no transporte marítimo


Sem categoria

Você já sabe o que é Cargo IMO 2020? Fique ligado, pois mudanças no cenário do comércio internacional estão por vir.

Segundo a Organização Marítima Internacional (IMO), organismo da ONU que é responsável por garantir uma indústria mundial limpa, segura e eficiente para o transporte marítimo, novas regulamentações serão implementadas para o próximo ano. Confira o que vai mudar:

 

Sustentabilidade embarca em navios pelo mundo

A partir da IMO 2020, algumas alterações foram estudadas no âmbito da sustentabilidade para o ano que vem. A principal delas é a nova regulamentação que determinou um limite de 0,5% em emissões de enxofre para a frota de navios.

Este é um esforço da organização em reduzir as emissões de óxido de enxofre na atmosfera. A decisão surgiu da Convenção Internacional da Organização Marítima Internacional para a prevenção da poluição por navios (MARPOL), porém, a mudança já vem sendo discutida desde 2008.

Atualmente, as embarcações podem emitir o enxofre a um volume de 3,5% (3% a mais do que o novo limite). Isso é decorrente do uso do óleo IFO380, um combustível intermediário com uma viscosidade máxima de 380 centistokes (unidade de medida da viscosidade do Petróleo).

Para que seja possível atingir as metas estabelecidas pela nova regulamentação, os armadores devem utilizar opções alternativas de óleo combustível. Com isso, devemos esperar mais mudanças além do impacto positivo no meio ambiente, pois irá afetar também o custo operacional dos navios.

 

Como isso pode te afetar

A preocupação com o meio ambiente é um grande avanço para o comércio internacional. Porém, é necessário estar preparado para o aumento que isso vai representar no custo operacional e do frete das embarcações.

Alguns armadores já anunciaram acréscimo de tarifa de bunker para compensar este aumento ocasionado pela troca de combustível. O valor deve ser cobrado separadamente do frete marítimo básico, pois representa uma parte significativa do custo do transporte. Como referência, em 2 de agosto de 2019, a diferença de preço entre o VLSFO e o IFO380 era de USD 238,50 por tonelada métrica (bunker médio global).

Além disso, outros armadores deverão trocar parte da sua frota mais antiga para se adequar à nova realidade, o que também influenciará nos valores.

 

O que vai acontecer a partir de agora

A IMO 2020 aconselha quatro métodos que os navios podem utilizar para conseguir atender aos padrões de emissões de enxofre mais baixos. São eles:

1) Utilização do óleo combustível de baixo teor de enxofre
Será desenvolvido um combustível mais fino e 6 vezes menos poluente que o utilizado atualmente. O investimento para isso pode ser alto, por isso, sua disponibilidade para embarque ainda está sendo estudada;

2) Gás como combustível
Este gás, quando aceso emite pouco óxido de enxofre. Ele já é testado em alguns automóveis e agora vai poder ser usado nos navios também;

3) Metanol como combustível alternativo
Apesar do alto custo, este combustível tem baixos níveis de enxofre e baixas emissões de CO2. O grande desafio aqui são os altos volumes necessários para abastecer um navio: um único navio de tamanho gigante pode consumir a produção anual do biocombustível para um navio de tamanho médio, cerca de 100 milhões de litros.

4) Uso de catalisadores
Com os aparelhos de limpeza de gases de escape, as emissões são “limpas” antes mesmo de serem libertadas na atmosfera. O catalizador filtra os poluentes emitidos pela embarcação e pode ser implantado nos navios atuais.

A nova regulamentação passa a valer apenas em 2020 e é importante se planejar desde já para as mudanças que vão acontecer nas operações internacionais.


Conte com a gente e tenha sempre em primeira mão as principais notícias que podem te afetar. Acompanhe nossas redes: Linkedin | Facebook | Instagram

Postagens populares

  • Entenda como acontece a desvalorização da moeda e suas consequências para o Comércio Exterior

  • Horário de funcionamento da receita federal para trânsitos aduaneiros!

  • Comex 2025: transformações e tendências

  • Conheça os onze Incoterms utilizados no comércio internacional

Categorias

Artigo

Informação

Legislação

Notícias

Sem categoria

Veja também

Transformações na Tributação Chinesa em 2025: Impactos no Comércio Exterior 

Em 1º de outubro de 2025, entrou em vigor o Anúncio n° 17 da STA [2025]. Uma reforma tributária significativa na China que altera profundamente as práticas de exportação e compliance fiscal. A medida marca o fim da prática de “exportação por meio da compra de documentos de exportação de terceiros”, usada por empresas sem […]

27 de octubre de 2025

Saiba mais

Piloto da Reforma Tributária avança com participação de empresas OEA

01 – Receita Federal inicia fase piloto da Reforma Tributária A Receita Federal iniciou a etapa piloto da Reforma Tributária do Consumo, voltada a preparar o ambiente tecnológico e operacional que dará suporte ao novo modelo de tributação sobre bens e serviços. A iniciativa busca permitir que empresas com atuação relevante no comércio exterior acompanhem […]

27 de octubre de 2025

Saiba mais

LEGISLAÇÕES E NOTÍCIAS DO COMEX

NOTÍCIAS SISCOMEX PUBLICADO DOU 24/10/25 ATO DECLARATÓRIO EXECUTIVO COSIT Nº 36, DE 22 DE OUTUBRO DE 2025 COSIT/SUTRI/SAT/RFB/MF | 24/10/2025 Declara que o veículo que menciona cumpre as exigências para enquadramento no Ex 02 do código 8702.40.90 da Tipi. ATO DECLARATÓRIO Nº 26, DE 23 DE OUTUBRO DE 2025 CONFAZ/MF | 24/10/2025 Ratifica Convênios ICMS […]

27 de octubre de 2025

Saiba mais

Quer receber conteúdo relevante diretamente na sua caixa de entrada? Inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre por dentro.

i i i i

A Mastersul Comex é uma assessoria em Comércio Exterior, especialista em Despacho Aduaneiro e Logística Internacional há quase 20 anos. Acreditamos no legado de parceria, integridade e alegria que estamos deixando no mundo. Juntos, ajudamos pessoas e movemos o mundo!

Mastersul

Quem somos

Premiações e certificados

Área de atuação

Ferramentas

E-books

Acesso restrito

Links úteis

Downloads

Serviços

Gestão aduaneira

Logística internacional

Rodoviário nacional

Contato

Entre em contato

Trabalhe conosco

Outros

Seguimentos

Blog

Responsabilidade social

Política de cookies

Declaração de privacidade

Matriz Curitiba
  • Rua João Negrão, 162 – 5º andar – CEP 80010-200

  • +55 (41) 3024-0100

FILIAL PARANAGUÁ
  • +55 (41) 3423-7051

FILIAL LONDRINA
  • +55 (43) 3351-1210

FILIAL ITAJAÍ
  • +55 (47) 99658-5146

Filial Foz do Iguaçu
  • +55 (41) 98785-1304

© 2025 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Visuality

Voltar