Começou a semana e você ainda não sabe as notícias do Comércio Exterior? Não precisa mais se preocupar! Selecionamos aqui os principais destaques para você ficar por dentro:
01 – Governo anuncia nova taxa de exportação do petróleo
Durante os próximos quatro meses as exportações de petróleo cru terão uma novidade: uma taxa de 9,2%.
O imposto foi anunciado pelo governo e ele deve representar 1% do lucro da Petrobrás.
Essa medida tem como objetivo fechar as contas e não reduzir a arrecadação de pouco mais de R$ 28 bilhões provenientes dos impostos sobre os combustíveis.
Após os 4 meses da taxação, o Congresso Nacional irá decidir pela continuidade ou não do imposto.
02 – Mercado de pescados bate recorde
O mercado de pescados no Brasil está em crescimento com o aumento das exportações de peixes registrada nos últimos anos.
Anualmente, os recordes são quebrados e a economia proveniente dos mares nunca esteve tão em alta.
Em 2022, os embarques geraram uma receita de US$23,8 milhões, valor 15% superior que o registrado em 2021, sendo a tilápia o principal destaque, responsável por 98% dos embarques.
Os Estados Unidos são o principal destino do pescado brasileiro. Enquanto isso, as principais origens concentram-se nos estados do Paraná, São Paulo, Rondônia, Minas Gerais e Santa Catarina.
03 – Caso atípico de vaca louca suspende operações para a China
Após detectar um caso atípico do mal da vaca louca, o Ministério da Agricultura informou que as exportações de carne bovina do Brasil para a China estão suspensas.
O fato de ser atípico revela que a doença ocorreu por decorrente de causas naturais em um único animal e não em um grupo de animais. Dessa forma, não há risco de disseminação da doença ao rebanho ou ao ser humano.
As últimas ocorrências do mal da vaca louca registradas no Brasil foram em 2021, quando as exportações para a China foram suspensas por três meses.