Já sabe o que esperar de 2023?
Pois é, um novo ano sempre tem aquele gostinho de coisa nova e no Comex não é diferente. Pensando nisso, pedimos aos nossos especialistas para definir quais são os três principais assuntos que devem pautar o ano de 2023 para o Comércio Exterior. Confira:
1 – (Des)Globalização
Sim, você não leu errado! A competição entre super potências como China e Estados Unidos leva diversos países do mundo a priorizarem uma economia mais fechada.
Existe um certo receio de compartilhar tecnologias que possam fortalecer o mercado do país concorrente.
Portanto, esse será um dos maiores desafios para o Comex nos próximos anos: entrar e permanecer como parceiro comercial de outros países.
Em contrapartida, esse comportamento também pode influenciar a criação de novos blocos econômicos. Isso pode ser visto como uma grande vantagem para países como o Brasil, de entrarem de vez na participação internacional como protagonistas no comércio internacional de mercadorias.
2 – Energia limpa
Outro fator de alto impacto para as negociações comerciais é a fonte de energia.
Com a iminência da IMO 2023, os armadores do mundo estão alterando seus serviços para navios movidos a energia limpa.
A transição energética para fontes mais limpas é um dos temas que, com certeza, vai influenciar as operações internacionais no mundo, não somente nos valores, mas também no modelo de negócio das empresas. Nunca foi tão importante possuir parceiros que estejam preocupados com a sustentabilidade nos negócios.
3 – Moeda unificada
A guerra entre Rússia e Ucrânia levantou uma série de questionamentos, um deles foi o sistema o financeiro,
Por ter invadido o país ucraniano, a Rússia foi excluída do Sistema Swift e isso revelou ao mundo o quando a geopolítica colide com o sistema financeiro.
Desse modo, para superar as barreiras impostas por esse sistema internacional de pagamentos, os cripto ativos vêm ganhando espaço. Afinal, além de serem neutros, dão alternativa para levar e retirar dinheiro do país.