A semana 09 já começou com tudo! Saiba todas as notícias e novidades que podem impactar a sua operação e o futuro do seu negócio:
01 – Novo aplicativo para acompanhar seu processo na Anvisa
Uma nova ferramenta disponibilizada pela Anvisa promete facilitar a vida do importador! A novidade possibilita visualizar a data de entrada de cada processo e a data da sua distribuição para análise. Assim, fica bem mais fácil prever a liberação dos processos protocolados.
O painel permite a consulta das petições primárias que aguardam a distribuição para análise e está dividido por posto de anuência, sendo eles: o Posto de Anuência de Importação de Medicamentos (PAFME); o Posto de Anuência de Importação de Alimentos, Cosméticos, Saneantes e Outros (PAFAL); e o Posto de Anuência de Importação de Produtos para a Saúde (PAFPS).
Não entram nessa novidade os casos de importações sujeitos a controle especial (Portaria SVS/MS 344/1998).
Para acessar o painel, clique aqui.
02 – Carne suína brasileira conquista solo mexicano
O México ampliou a abertura do mercado para a carne suína brasileira. A partir de agora, o Brasil poderá exportar produto in natura, sem necessidade de passar por procedimento térmico antes de ser vendido aos consumidores.
Com os requisitos sanitários e o Certificado Sanitário Internacional (CSI), a comercialização passa a ser para a carne suína crua, inteira ou em pedaços, incluindo CMS (Carne Mecanicamente Separada) e toucinho, não havendo restrição no seu comércio direto, sem necessidade de processamento.
De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI), a ampliação do mercado mexicano para a carne suína brasileira representa potencial significativo para a proteína animal do Brasil.
Ainda segundo os dados divulgados pela SCRI, o México foi o segundo principal importador mundial de carne suína in natura em 2021.
03 – Exportação de calçados cresceu 16,6%
O Brasil registrou a marca de 14,63 milhões de pares de sapatos em janeiro deste ano, gerando uma receita de US$ 117,9 milhões. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), este marco representa um aumento de 4,5% em volume e 16,6% em valores.
Ainda segundo a Associação, o mês de janeiro surpreendeu pela queda no volume embarcado para os Estados Unidos e Argentina, historicamente os maiores consumidores do produto brasileiro. No entanto, o setor ainda registrou volumes positivos devido ao crescimento das vendas para a União Europeia, que avançaram 29% em receita e 27,9% em volume.
Mesmo com a queda nas compras, os EUA seguem como o principal destino do calçado brasileiro. Já a Argentina perdeu o seu posto para a Bolívia durante o mês de janeiro.