Voltamos com uma notícia quentinha para você! Confira os destaques selecionados para você:
01 – Acordo Mercosul-UE pode ser fechado ainda este ano
A meta do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para 2023 é fechar o acordo de livre comércio entre Mercosul e a União Europeia.
De acordo com informações da secretaria, o governo brasileiro continua em contato com autoridades europeias para destravar as exigências que devem ser cumpridas pelo país e os demais integrantes do bloco.
Os entraves estão relacionados com exigências ambientais e da legislação trabalhista, que já são cumpridos pelo Brasil, mas precisam do aval de outros países para contar nas cláusulas do acordo comercial.
02 – Produção de cana deve crescer e chegar a 610 milhões de toneladas
A produção de cana-de-açúcar estimada para a safra de 2022/23 está com previsão de crescimento de 5,4% na comparação com a safra de 2021/22, devendo chegar a 610 milhões de toneladas.
O resultado se deve a uma recuperação das produtividades nos principais estados produtores.
Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), apesar da safra ter sido marcada por baixos índices pluviométricos, aliados às baixas temperaturas registradas na Região Centro-Sul, a produtividade nacional está estimada em 73.609 Kg/ha. O resultado é 6,1% superior ao obtido na temporada 2021/22, quando o clima foi ainda mais desafiador.
Falando em exportação, a Conab também informou que o país exportou 29,4 milhões de toneladas de açúcar (quantidade 13% maior do que o obtido no ciclo anterior).
Enquanto isso, as exportações de etanol da última safra ficaram em 2,84 bilhões de litros (58% maior em relação ao ciclo anterior).
03 – Sauditas importam 37 mil toneladas de cacau
A Arábia Saudita importou 37 mil toneladas de cacau no primeiro trimestre deste ano e caminha para superar o total comparado com o ano de 2022.
No ano passado, o país árabe importou mais de 127 mil toneladas de cacau, o que significa que nos primeiros três meses deste ano, já foram trazidos para o mercado saudita quase um terço do total de 2023.
O Ramadã com certeza é o maior gatilho que impulsionou este movimento.