Segunda-feira pode não ter feriado, mas tem muitas notícias e novidades para você. Confira os destaques da semana 19 que separamos para você:
01 – Brasil e Argentina estudam criar uma linha de crédito para exportação
Já pensou em usufruir de uma linha de crédito específica e exportar para a Argentina? Esse sonho está cada vez mais próximo de se tornar realidade, já que os dois governos discutiram a criação desse projeto ainda na semana 18.
Segundo o Ministério da Fazenda, as linhas de exportação são financiamentos que pagam diretamente as empresas brasileiras que vendem serviços e mercadorias para empresas argentinas.
A existência de um projeto como esse seria interessante para o Brasil dada a restrição de balanço de pagamento da Argentina, que enfrenta uma crise econômica. Entretanto, a variedade de moedas envolvidas na transação pode ser um problema, já que estamos falando em três tipos: real brasileiro, peso argentino e dólar.
02 – Transporte aéreo de cargas registra números acima da média
Quando comparado com os índices pré-pandemia, podemos ver que a movimentação de carga aérea brasileira superou seus números.
Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a carga aérea doméstica superou 38 mil toneladas transportadas. São 5,1% a mais do que o registrado em março de 2019. Já no mercado nacional, podemos observar números ainda mais animadores: são cerca de 70 mil toneladas movimentadas, 14,8% a mais do que no mesmo período de 2019.
É interessante acompanhar os resultados e compará-los com o período pré-pandêmico, pois o segmento foi um dos mais afetados com a surgimento da covid-19.
03 – Brasil é o melhor exportador de energia da Argentina
É o que diz o Boletim Mensal de Minas e Energia (MME) referente a janeiro de 2023. Esta edição traz como um dos destaques o aumento do intercâmbio de energia elétrica no início deste ano: foram 1.134 MWmed de exportação líquida para a Argentina.
Os resultados mostram que o país conseguiu manter o perfil de exportador desde maio de 2022, contrastando com o caráter importador que possuía ao longo dos anos com o país vizinho.
O Boletim Mensal de Energia é um produto do Departamento de Informações e Estudos Energéticos (DIE), da Secretaria de Planejamento e Transição Energética do Ministério de Minas e Energia (MME). Para acessar o documento completo, é só clicar aqui.