Este informativo veio direto do futuro para te contar as principais novidades que o Comitê Nacional de Facilitação do Comércio está planejando para os próximos anos e que vão impactar a sua operação. Além disso, também olhamos para as novidades que o mercado do Aço precisa estar atento, e muito mais! Confira:
01 – Brasil revoluciona o Comércio Exterior
Você já se perguntou como as operações de comércio exterior podem se tornar mais ágeis e eficientes? O Comitê Nacional de Facilitação do Comércio (Confac) está liderando essa transformação no Brasil, e nós temos todas as informações sobre o que está acontecendo nos bastidores.
Plano de Trabalho 2023-2025: O Confac está olhando para o futuro com um plano ambicioso para os próximos anos. Este plano foi elaborado com base em contribuições de especialistas do setor privado, que enviaram 137 sugestões para melhorar as operações de comércio exterior no Brasil. O resultado? Sete eixos e 27 atividades que vão guiar o comitê em direção a uma nova era de comércio internacional.
O futuro é agora: O que esse plano significa para o comércio exterior brasileiro? Significa que estamos caminhando em direção a uma maior transparência, modernização e eficiência. Estamos cumprindo compromissos internacionais, gerenciando riscos de maneira mais inteligente, ouvindo ativamente o setor privado e adotando soluções tecnológicas avançadas.
Portal Único de Comércio Exterior: Uma das mudanças mais impactantes é o uso exclusivo do Portal Único de Comércio Exterior para troca de informações e documentos entre o setor privado e o governo nas operações de importação e exportação. Já é obrigatório para exportações desde setembro de 2023 e será para importações a partir de março de 2024. Essa é uma medida que agilizará consideravelmente os processos.
Inovação e sustentabilidade: O Confac também está promovendo boas práticas agrícolas, sustentabilidade na produção de frutas brasileiras e a gestão coordenada nas fronteiras do Mercosul. Além disso, o programa Operador Econômico Autorizado (OEA-Integrado) será expandido, oferecendo mais benefícios a mais empresas.
O Brasil como Líder Global: Tudo isso mostra que o Brasil está se tornando um líder global no comércio exterior, com processos mais transparentes, eficazes e alinhados com as melhores práticas internacionais. Isso não apenas beneficia as empresas envolvidas no comércio exterior, mas também fortalece a posição do Brasil no mercado global.
02 – Tarifas de importação voltam ao normal na indústria do aço
Você sabia que a indústria siderúrgica brasileira está passando por mudanças significativas? O Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) recentemente tomou uma decisão importante: a exclusão de 12 produtos siderúrgicos da Resolução Gecex nº 353, que havia permitido uma redução de 10% nas tarifas de importação desses itens em 2022.
Isso significa que a partir de 1º de outubro, as taxas de importação para esses produtos siderúrgicos voltarão ao que eram antes, variando de 9,6% a 12,8%. A motivação por trás dessa decisão é clara: proteger a indústria nacional de aço.
O objetivo principal é tornar o aço brasileiro mais competitivo no mercado interno. Isso ajudará os fabricantes nacionais a enfrentar o aumento das importações a preços desleais e, ao mesmo tempo, manter a indústria local forte e vibrante.
Os produtos siderúrgicos que voltarão às tarifas de importação normais incluem bobinas, chapas, fios, barras e tubos de aço, entre outros.
03 – Porto chinês abre sua primeira rota regular direto para o Brasil;
O Porto de Guangzhou inaugura sua primeira rota regular direta para o Brasil, sendo a quinta rota marítima para um país do BRICS aberta neste ano. A embarcação, que tem como destino o Porto de Santos, transporta carros, máquinas de construção e equipamentos elétricos.
Essa nova rota reduz significativamente o tempo de transporte para o Brasil em comparação com as rotas anteriores, proporcionando uma economia de pelo menos cinco dias. Além disso, espera-se que essa rota direta contribua para a redução dos custos logísticos das empresas de importação e exportação, conforme afirmado pelo Porto de Guangzhou.
Para garantir a estabilidade e oferecer serviços de transporte direto, a COSCO Shipping Specialized Carriers implantará inicialmente oito navios multiusos que operarão uma vez a cada duas semanas.