01 – Você precisa conhecer o programa “Remessa Conforme”
O governo publicou a Portaria “Remessa Conforme” para agilizar e tornar mais econômico o processo de importação para empresas de comércio eletrônico participantes do programa de conformidade da Receita Federal do Brasil.
A partir de 1º de agosto, compras até 50 dólares terão alíquota de importação zerada. A iniciativa busca alcançar grandes plataformas de venda digital, que devem enviar informações corretas e antecipadas sobre compras transfronteiriças.
Isso permitirá que a Receita Federal libere as remessas em conformidade antes mesmo de chegarem ao Brasil. Impostos serão pagos antecipadamente, e as remessas passarão por inspeção não invasiva. O programa oferece benefícios logísticos e de gerenciamento de riscos para operadores envolvidos.
02 – Indústrias de máquinas e equipamentos encerram 1º semestre com crescimento expressivo nas exportações
O Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), resultado da parceria entre ApexBrasil e ABIMAQ, apresentou resultados do primeiro semestre de 2023 em negócios internacionais.
Com 12 iniciativas, incluindo feiras e rodadas de negócios, alcançou USD 132,4 milhões em vendas, superando as expectativas em 26% em relação ao ano anterior. O programa abrangeu quatro continentes, com destaque para América do Norte, América do Sul, Europa e África.
Feiras importantes, como Interpack, Colombiatex de Las Américas, Expomin e Nampo Show, geraram oportunidades significativas para a indústria brasileira de máquinas e equipamentos.
Além disso, o programa objetivou fortalecer relações comerciais com diversos países e expandir a presença de produtos brasileiros em mercados estratégicos.
03 – Confira os destaques nas Projeções de Frutas para os próximos 10 anos
As exportações de frutas brasileiras estão em ascensão tanto no mercado interno quanto no exterior. No primeiro semestre deste ano, o valor das exportações, incluindo nozes e castanhas, alcançou US$ 533,3 milhões, enviando um total de 483,3 mil toneladas para mais de 120 países, com a União Europeia sendo o principal destino.
Destacam-se nessa lista as frutas como limões, limas, melões, mangas, uvas, abacates e maçãs, que apresentaram bons resultados em receitas
Projeções para a produção até 2032/2033 indicam maiores aumentos em melão, manga, maçã e uva. O estudo “Projeções do Agronegócio, Brasil 2022/23 a 2032/33”, realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), fornece essas informações e você pode ler na íntegra clicando aqui.
O crescimento da produção de melão depende da abertura de novos mercados de exportação, enquanto a manga pode continuar crescendo, mas em ritmo menos acelerado. A uva pode ser impulsionada pelo aumento de área no Vale do São Francisco e disponibilidade de variedades produtivas. Já a maçã deve manter a área de plantio estável, mas com ganhos de produtividade devido a investimentos tecnológicos. A produção de laranja deve crescer levemente, enquanto a área plantada diminuirá. As exportações de suco de laranja têm potencial de crescimento nos próximos anos, sendo que em 2022 o Brasil representou 49,5% do mercado mundial desse produto.
Fique sempre informado
Se você gosta de receber notícias em primeira mão, temos um convite para você: assine a nossa Newsletter!
Semanalmente, enviamos no seu e-mail um resumo com os principais destaques do Comércio Exterior, além de compartilhar materiais exclusivos sobre os mais diversos temas. Clique aqui para se cadastrar.