Tudo o que você precisa saber sobre o mundo do Comex está aqui! Confira os destaques da semana 47:
01 – Preços de voos internacionais são reajustados na China
Uma boa notícia para o transporte internacional de cargas! Os voos internacionais têm sido gradualmente retomados no Aeroporto de Guangzhou Baiyun e os preços devem ser reajustados na sequência.
Segundo entrevista realizada com o porta-voz do aeroporto, as 20 medidas de prevenção e controle de epidemias recentemente liberadas impulsionam um novo momento para a retomada dos voos internacionais.
Com isso, os voos internacionais aumentam e espera-se um equilíbrio entre oferta e demanda. Dessa forma, o preço das passagens terá um reajuste razoável.
Atualmente, o Aeroporto de Baiyun tem operação de voos com 45 destinos, entre eles Londres, Frankfurt, Roma e Nova York.
02 – Revitalização da BR-262/MS facilita integração Brasil-Bolívia
A renovação de 19 quilômetros da BR/262/MS foi concluída nesta semana. Responsável pela integração Brasil-Bolívia e pelo escoamento da produção de minério de ferro produzido na capital sul-mato-grossense, a rodovia federal recebeu serviços de microrevestimento asfáltico; reparos profundos, superficiais e frenagem descontínua com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).
As intervenções ocorreram próximo ao município de Miranda e vão proporcionar mais conforto e segurança aos usuários da rodovia, uma das principais ligações do estado de Mato Grosso do Sul ao Sudeste do país. A BR-262/MS é ainda importante porta de entrada ao Pantanal.
03 – Produção de grãos deve crescer 36% nos próximos 10 anos
A produção de grãos no Brasil deve aumentar 36,8% nos próximos dez anos, chegando a um total de 370,5 milhões na safra 2031/2032. Esse resultado corresponde a uma taxa de crescimento de 2,7% ao ano.
Algodão, milho de segunda safra e soja devem continuar puxando o crescimento da produção de grãos.
Os números estão presentes no estudo de Projeções do Agronegócio, feito pela Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Segundo o estudo, o mercado interno, as exportações e os ganhos de produtividade deverão ser os principais fatores de crescimento na próxima década. Na análise, destaca-se uma tendência de crescimento com ganhos de produtividade, já que a área de grãos deve aumentar 17% entre 2021/22 e 2031/32, o que corresponde a um acréscimo anual de 1,6%.