Muito se fala sobre os cuidados que os funcionários devem ter nas redes sociais: um assunto muito importante que deve ser abordado em todas as empresas, independente do segmento que atuam. No entanto, quando falamos de liderança, é preciso compreender que as atitudes desses profissionais na internet podem gerar ainda mais impacto, já que são vistos como referências.
Pensando nisso, preparamos 7 dicas de conduta que todo líder deve seguir nas redes sociais. São eles:
- Desabafos: Não exponha situações internas da empresa. Sabemos que nem todos os dias são animados, mas evite desabafar sobre isso em suas redes sociais, principalmente se estiver de cabeça quente. Essa atitude pode desmotivar ou impactar negativamente a sua equipe. Vale pensar também que é importante ter esse cuidado inclusive com a vida pessoal, já que isso pode interferir também na sua imagem como gestor;
- Seja imparcial: Cuidado com assuntos polêmicos e delicados que podem gerar grandes repercussões. Religião e política, por exemplo, devem ser evitados, já que estão ligados diretamente com os valores e crenças de cada pessoa. Não há nada de errado com pensamentos distintos, o problema é gerar um desconforto que interfira no ambiente de trabalho;
- Fotos: Se você utiliza aplicativos de conversa como ferramenta de trabalho, observe como está a sua imagem de perfil. Pense em qual a mensagem que ela transmite e se está coerente com o mundo corporativo. Da mesma forma, reflita sobre as fotos que você posta, principalmente se vai registrar algum momento da sua vida profissional – certifique que a publicação não fere ou ridiculariza a imagem da empresa e cuide para não aparecer documentos confidenciais, bem como sua logo e a dos clientes;
- Seja verdadeiro: Se por algum motivo precisar se atrasar ou faltar ao trabalho, fale a verdade para a sua equipe ou diga que terá compromissos pessoais. Em tempos de redes sociais, uma simples mentira pode ser descoberta com muita facilidade e isso pode afetar muito a sua credibilidade.
- Respeito os horários: Graças a internet é possível ter um contato direto com seus colaboradores em qualquer horário do dia, mas vá com calma: quando tiver uma ideia ou lembrar de um ponto importante fora do horário do expediente, espere o dia seguinte para conversar com sua equipe – com exceção de informações urgentes, é claro. Uma boa alternativa é anotar seus pensamento no bloco de nota do celular para não esquecer.
- Conteúdo relevantes: Muitos líderes usam as redes sociais como ferramenta para compartilhar informações que possam agregar aos funcionários, como cases de sucesso, matérias interessantes sobre o segmento que atuam e conteúdos sobre desenvolvimento profissional e pessoal. Mas fique esperto: antes de compartilhar qualquer informação, certifique-se que ela é realmente verdadeira e, também, que os assuntos estão de acordo com a realidade e as diretrizes da sua empresa.
- Tenha perfis diferentes: Se você tem uma vida pessoal ativa nas redes sociais, uma solução é segmentar seus amigos da internet. Muitos líderes aceitam seus contatos profissionais apenas no linkedin, que é uma rede mais profissional se comparada ao facebook e instagram. De qualquer forma, vale um cuidado com todas, pois sempre existem amigos em comum e conexões que podem acabar disseminando fofocas ou comentários negativos.
A internet é uma grande aliada da comunicação, se utilizada de forma inteligente. Por isso, fique atento aos pontos abordados e não se esqueça de compartilhar essas dicas com seus amigos gestores para que eles continuem sendo inspiradores para suas equipes.”
Uma outra dica valiosa é seguir os perfis da Mastersul nas redes sociais e dessa forma ficar sempre em dia com as novidades do mundo do comex. Esperamos você:
Facebook: www.facebook.com/mastersul
Linkedin: www.linkedin.com/company/mastersul-comex
Instagram: www.instagram.com/mastersul_comex