Semana 1/52. São 52 semanas e novas oportunidades de aproximar você do que realmente faz sentido para a sua operação internacional. Confira o primeiro Mix de Notícias de 2023 e saiba o que é destaque para a semana 1:
01 – Os brasileiros amam comida árabe
Os meses de setembro e novembro são conhecidos no comércio mundial como o período de preparo para abastecer as prateleiras dos consumidores, que estão em busca de compor as suas ceias de fim de ano.
Em 2022, esse momento foi marcado pelo aquecimento das importações de produtos árabes. Só em novembro, a importação brasileira de alimentos e bebidas árabes cresceu 32% em receita e 55% em volume.
Neste período, os principais fornecedores desse setor foram Marrocos, Egito e Tunísia.
Entre os produtos mais vendidos por esses países, estão peixes congelados e itens de maior valor agregado como os azeites de oliva, tâmaras e figos.
Outro produto que vem crescendo são as azeitonas do Egito, juntamente com os vinhos, arroz e farinha de trigo provenientes desse mercado.
02 – Paraná na rota de cruzeiros?
Em dezembro, a Portos do Paraná recebeu o navio MSC Armonia, no berço 215 do Porto de Paranaguá. A parada turística é um teste para inserir o terminal na escala fixa dessa e de outras linhas das embarcações de passageiros.
A escala teste é uma etapa obrigatória e preparatória para inserir a rota como parada obrigatória de cruzeiros. Após o evento, a empresa faz um relatório e encaminha para a matriz, com a análise do comandante e de toda a equipe operacional, antes de consolidar a parada.
Ainda não há data para a oficialização do porto como parada obrigatória de cruzeiros, mas a expectativa é boa. Afinal, a inserção de Paranaguá no destino dos cruzeiros pela costa brasileira é fundamental para o desenvolvimento do segmento no país.
03 – Tesouro direto e Pix. Qual a relação?
O programa Tesouro Direto lançou na última semana o Cad&Pag, uma fusão do cadastro simplificado e um novo método de pagamentos, via Pix.
As novas funcionalidades tornam possível a realização de investimentos em menos de cinco minutos, sem a necessidade de ir a uma instituição financeira ou outras burocracias, e ainda realizar o aporte por meio de um Pix, sem sair do site do Tesouro Direto.
O novo cadastro simplificado é uma funcionalidade que facilita o registro de novos investidores no programa, permitindo o primeiro investimento de forma fácil e rápida.
Ele integra os sistemas do Tesouro Direto, do gov.br e das instituições financeiras em um processo unificado, simplificando desde o cadastro das informações pessoais, até a criação da conta com o banco ou corretora – tudo para o interessado fazer seu investimento.
Mais informações podem ser consultadas no site do Tesouro Direto, clicando aqui.