Sem categoria

Como o Coronavírus está impactando o comércio internacional em outros países do mundo

19 de março de 2020
Blog > Como o Coronavírus está impactando o comércio internacional em outros países do mundo

[Última atualização em 31/03 à 13h10 | Estaremos monitorando todas as informações e atualizando essa publicação sempre que necessário]


Em tempos de Coronavírus, estar bem informado é fundamental. Por este motivo, estamos atualizando nosso blog constantemente com as principais atualizações do COVID-19. Você pode acompanhar aqui.
Com o mesmo objetivo, decidimos reunir um panorama do comércio exterior nos principais países da Europa, América Latina e Ásia. Tudo isso, para você ficar ligado em tudo o que pode afetar a sua operação internacional. Boa leitura!

Entenda como está a situação no mundo

China

Embarques aéreos: as tarifas estão sendo atualizadas diariamente, não havendo espaços físicos para os próximos 15 dias (semanas 13 e 14). Inclusive, alguns dos nossos parceiros já pontuaram alterações para a rota de CWB.

Enquanto isso, os embarques para os para passageiros seguem cancelados.
Embarque marítimo: as embarcações vão voltar a ter espaço somente na última semana de Março. Por este motivo, sugerimos aos clientes que operam na região que confirmem com urgência seus embarques para garantir lugar no navio.

Europa

Muitas empresas paralisaram a produção ou estão com data marcada para realiza-la em breve. Diante disso, parte dos nossos parceiros estão trabalhando no formato de home office e, por isso, a agilidade no envio de alguns pedidos de cotação e follow up estão sendo afetados.

Com relação aos serviços de transportes, há pouca disponibilidade de caminhões e, no aéreo, as tarifas estão oscilando diariamente devido à falta de espaço.

Na Espanha: O Governo Espanhol definiu que, a partir do dia 31/03 (terça-feira), serão liberados apenas transportes de mercadorias de setores essenciais: alimentos, medicamentos, material médico ou sanitário, sempre acompanhado do certificado emitido pelo exportador que comprova a sua natureza. Demais cargas, podem ser agendadas para meados de abril, a partir da semana 17. Para fazer seu agendamento ou cotação de frete, clique aqui ou mande um email para pricing@mastersul.com.br.

Estados Unidos

A maior parte das transportadoras tem funcionado no formato de home office, o que tem gerado um fluxo mais lento na operação. Enquanto isso, as transportadoras aéreas estão alterando constantemente as tarifas e, por isso, o cálculo dos fretes deve ser revisado a todo momento. Confira:

Air Shipments:

  • Maioria das remessas PAX suspensas. Existem somente algumas para GRU;
  • América Latina está com capacidade reduzida. Apesar de ainda operar para GRU, as tarifas estão oscilando diariamente;
  • Alguns voos de MIA para LIS confirmados pela TAP, porém, com conexão apenas a GRU;

Ocean Shipments:

  • Grande parte das transportadoras ainda operam normalmente, com as tarifas sendo cumpridas pelo contrato em vigor;

Argentina

O governo argentino anunciou que a entrada no território está proibida pelo período de 15 dias. A medida vale para todos os pontos de acesso (portos, aeroportos, etc.).

Chile

Veículos com carga internacional ainda ingressam no país, porém, os motoristas não podem mais retornar se não estiverem com alguma carga.
A expectativa é de que o cenário mude nos próximos dias e o país feche as suas fronteiras.

Bolívia

O país ainda não confirmou o fechamento das fronteiras, apenas informou redução do horário de funcionamento da Aduana (das 8h até às 16h).

Uruguai e Paraguai

Até o momento, sem impedimento dos transportes internacionais nestes países.

Situação dos voos nos principais aeroportos do mundo

[table id=1 /]

Rotina na Mastersul Comex: conheça nossas práticas internas

Somos apaixonados por ajudar pessoas!

E sabemos que, para continuar cumprindo esse propósito, precisamos cuidar direitinho da nossa saúde e do nosso ambiente de trabalho. Isso já é um hábito, mas com a chegada do Coronavírus, estamos em alerta!

O time de Segurança do Trabalho está instruindo e monitorando constantemente a nossa rotina, bem como a saúde de cada Master. Nossas janelas estão abertas, a TV Corporativa tem sido nossa grande aliada para repassar informações, alguns Masters já estão trabalhando em home office e o álcool em gel é o nosso companheiro.

Nosso time continua preparado para dar suporte a todos os nossos clientes. Por isso, reforçamos aqui a nossa parceria: esse é apenas um momento turbulento e estamos juntos nesse desafio. Conte sempre com a gente!

41 3024-0100 | contato@mastersul.com.br

RECEBA NOSSAS NOVIDADES.
INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER.