Home » Artigo » Confira os números da exportação para o primeiro semestre de 2020

-

13
julho
2020
Sem comentários.

Confira os números da exportação para o primeiro semestre de 2020

Quando a quarentena começou, o resultado esperado para as exportações brasileiras não era favorável. Para o pior cenário da crise, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) fez uma projeção onde o volume exportado poderia cair em até 8,25% no ano. Agora, finalizamos o primeiro semestre de 2020 com um saldo animador!

Batemos o recorde de volume exportado para a soja e a carne suína brasileira e até o momento somamos US$ 101,71 bilhões em exportações.

Separamos aqui os principais dados e notícias que nos mostram o que mudou no mercado internacional entre 2019-2020 e os principais destaques da exportação para o primeiro semestre do ano. Boa leitura!

Principais destinos das exportações do Brasil

O maior consumidor dos produtos brasileiros é a China, que mesmo em meio a pandemia, continuou como um dos maiores parceiros comerciais do Brasil.

Um ponto interessante a ser ressaltado é com relação ao valor movimentado neste semestre entre esses dois países: 12,7% a mais do que no mesmo período de 2019.

Outra mudança no ranking dos principais destinos é a Espanha e a Argentina que agora compõe o Top 5. Para visualizar melhor estas mudanças, confira o gráfico abaixo:

Os destaques da exportação no primeiro semestre de 2020

Alguns recordes foram batidos e outras curiosidades aconteceram neste semestre. Confira:

  • Exportação de soja cresceu quase 40%: a queda nos preços do petróleo, a alta do dólar e a pandemia de coronavírus somados a quebra na safra de soja dos EUA formaram um cenário positivo para a exportação da oleaginosa no país;
  • Carne suína avança 37% no semestre: o Brasil embarcou 479,4 mil toneladas do produto. Este volume gerou uma receita de US$ 1,08 bilhão neste período, ou seja, 52,5% a mais do que no mesmo período de 2019;

Além disso, outro ponto que vale ressaltar é que o mercado da exportação não está tão incerto como era previsto no início da quarentena. Os bons resultados do semestre demonstram que mesmo um pouco mais devagar, a exportação brasileira ainda é um ótimo nicho para se investir.

Ficou animado com os resultados? Então, conte com a gente!

Nossa equipe está pronta para atender a sua empresa de forma diferenciada, oferecendo soluções logísticas e aduaneiras de acordo com as necessidades da sua empresa.

Se você já exporta seus produtos ou pensa em começar agora, fale agora mesmo com um dos nossos especialistas: contato@mastersul.com.br | 41 3024-0100


Quer saber mais sobre a exportação? Confira os conteúdos que preparamos aqui:

  • Os impactos da alta exportação de algodão – clique aqui
  • Conheça as principais mudanças que os Incoterms 2020 irão trazer para sua importação e exportação – clique aqui


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!