Home » Artigo » Ministério da Economia desativa Siscoserv: entenda.

-

13
julho
2020
Sem comentários.

Ministério da Economia desativa Siscoserv: entenda.

[Publicação atualizada em 15/07 às 9h]

No sábado (11/07), nos deparamos com a seguinte atualização: Siscoserv desativado pelo Ministério da Economia.

Os prazos para a prestação de serviços no Siscoserv já tinham sido suspensos no dia 01/07, mas a desativação do sistema só aconteceu no último final de semana.

Segundo informações do Ministério da Economia, a decisão veio da necessidade de redirecionar recursos para o enfrentamento da pandemia de covid-19.

O desativamento vai perdurar até o fim de 2020 e a plataforma deve ser reativada em 01/01/2021.

Na prática, o que isso significa?

Vale ressaltar que esta atualização não significa que o Siscoserv foi deletado. Afinal, o seu cadastro é obrigatório e instituído através da Instrução Normativa n° 1227 de 28 de junho de 2012.

Além disso, todos os registros que não forem efetuados neste ano, deverão seu inseridos no sistema assim que ele voltar a operar em 2021

O que fazer agora?

Neste momento, não é possível realizar o registro no sistema. Porém, é importante manter todas as práticas e procedimentos relacionados ao Siscoserv, como a análise de documentos e levantamento das informações necessárias para o cumprimento da obrigação acessória. Dessa forma, quando a plataforma voltar ao ar, todos os dados já estarão prontos e organizados.

Além disso, ficar sempre informado é essencial para saber quais serão os próximos passos do Ministério da Economia e qual o futuro do Comércio Exterior.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo do Comex:

Linkedin | Facebook | Instagram


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!