Home » Notícias » Novo módulo do Portal Único (Siscomex)

-

10
abril
2019
Sem comentários.

Novo módulo do Portal Único (Siscomex)

O novo módulo do Portal Único (Siscomex) trará novas facilidades para o comércio de importação e exportação. O intuito é melhorar a segurança dos processos, bem como do controle das descrições e classificações tarifárias pela Receita Federal.

Por meio de um serviço de inteligência digital, as mercadorias terão uma descrição mais precisa, centralizando dados do produto, o que auxilia no tratamento tributário e no direcionamento da fiscalização dos órgãos anuentes.

Tendo como base a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), o Catálogo de Produtos  eleva o controle de administrativo da operação, já que não permite que as informações sejam alteradas a todo momento. Portanto, além de trazer estabilidade, ele também torna o processo mais eficaz.

Até o momento, somente empresas com Operador Econômico Autorizado podem utilizar a DUIMP. A previsão é de que até outubro todos os importadores estejam utilizando esse sistema integrado.

Sobre a DUIMP – A declaração única de importação é uma solução que a Receita Federal elaborou com a finalidade de facilitar as operações de comércio internacional, sofisticando os processos burocráticos envolvidos.


Tem dúvidas sobre esse e outros assuntos de comércio exterior?
Fale com a gente: contato@mastersul.com.br | (41) 3024-0100.

Saiba mais:
Classificação fiscal de mercadorias: como evitar multas – Acessar conteúdo
Catálogo de produtos e cadastros de atributos – DUIMP – Acessar conteúdo
tudo o que você precisa saber sobre a Declaração Única de Importação – DUIMP – Acessar conteúdo


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!