• Atendimento: +55 41 99661-0135
  • Chat
  • Área restrita
  • FAQ
  • Português do Brasil Português do Brasil
  • English (US) English (US)
  • Espanhol Espanhol
  • Home
  • A Mastersul
  • #33 (no title)
    • #39 (no title)
    • #40 (no title)
    • #41 (no title)
  • Integridade
  • #35 (no title)
    • One for all
    • Saúde e meio ambiente
  • Blog
  • #37 (no title)
  • #38 (no title)
    • Entre em contato
    • #423 (no title)
  • Home
  • A Mastersul
  • #33 (no title)
    • #39 (no title)
    • #40 (no title)
    • #41 (no title)
  • Integridade
  • #35 (no title)
    • One for all
    • Saúde e meio ambiente
  • Blog
  • #37 (no title)
  • #38 (no title)
    • Entre em contato
    • #423 (no title)
  • Home
  • A Mastersul
  • #33 (no title)
    • #39 (no title)
    • #40 (no title)
    • #41 (no title)
  • Integridade
  • #35 (no title)
    • One for all
    • Saúde e meio ambiente
  • Blog
  • #37 (no title)
  • #38 (no title)
    • Entre em contato
    • #423 (no title)

Venda de “free time” de contêiner: o novo normal no transporte marítimo?


Artigo

Em um mundo onde a criatividade reina, o transporte marítimo não fica para trás. Conhecido por suas taxas e sobretaxas em constante evolução, o setor recentemente testemunhou uma inovação peculiar: a venda de “free time” de container por armadores. Neste artigo, mergulhamos nessa prática intrigante e exploramos suas implicações para importadores e para o próprio conceito de demurrage.

A Evolução das Taxas no Transporte Marítimo

Ao longo das décadas, o transporte marítimo tem sido um campo fértil para a criação de novas cobranças e acréscimos nas já existentes. O que era uma taxa básica pode rapidamente se tornar irrelevante diante das diversas sobretaxas e encargos adicionados.

O Surgimento da Venda de “Free Time” de Container

Recentemente, surgiu uma nova sobretaxa peculiar: a venda de “free time” de container por armadores. Tradicionalmente, o atraso na devolução de um container pelo importador gera demurrage após o período de “free time”, um custo frequentemente criticado por seus altos valores diários.

A Criatividade em Tempos de Pandemia

Com a crise desencadeada pela pandemia a partir de 2020, incluindo a falta de containers devido a atrasos em navios e portos fechados, os “free times” foram reduzidos. Em resposta, a venda de “free time” de container emergiu como uma solução aparente para prolongar os prazos de devolução.

Implicações e Interpretações

Essa prática levanta questões sobre o desejo de aumentar a receita por parte dos armadores e a possível tentativa de minimizar as discussões sobre demurrage. Ao ser paga antecipadamente, a venda de “free time” altera a dinâmica usual da demurrage, que ocorre após o atraso e sua cobrança, oferecendo uma abordagem diferente para lidar com os custos.

Conclusão – é importante levar esse fator em consideração! 

Embora a venda de “free time” de container possa ser uma solução temporária para desafios específicos enfrentados pelo setor durante a pandemia, sua adoção generalizada poderia ter implicações significativas para os importadores e para o conceito tradicional de demurrage. À medida que o setor continua a evoluir, é fundamental monitorar de perto essas mudanças e suas consequências.

Enquanto especialistas em logística internacional, a nossa recomendação para esse assunto é manter uma relação próxima com o seu agente internacional para estudar a melhor estratégia. Um desenho logístico eficiente é fundamental! 

Postagens populares

  • Entenda como acontece a desvalorização da moeda e suas consequências para o Comércio Exterior

  • Horário de funcionamento da receita federal para trânsitos aduaneiros!

  • Comex 2025: transformações e tendências

  • Conheça os onze Incoterms utilizados no comércio internacional

Categorias

Artigo

Informação

Legislação

Notícias

Sem categoria

Veja também

Porto Sem Papel: o que é e por que ele já está transformando o comércio portuário no Brasil

Imagine se todo o processo burocrático de um porto – formulários, assinaturas físicas, deslocamentos de agentes – pudesse ser eletronicamente integrado, acessível de qualquer lugar e com menos impactos ambientais. Esse é o propósito do programa Porto sem Papel, uma iniciativa que vem ganhando força no Brasil desde 2011. Mas o que ele realmente significa, […]

15 de September de 2025

Saiba mais

Controle sanitário nas importações: o que muda com a Portaria 835 do MAPA

01 – MAPA moderniza fiscalização agropecuária com portaria sobre importações O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou a Portaria nº 835, que institui novas diretrizes para o controle agropecuário nas importações de produtos de interesse agropecuário, sujeitos a registro no Portal Único de Comércio Exterior. Esta medida integra o processo de modernização do comércio […]

15 de September de 2025

Saiba mais

LEGISLAÇÕES E NOTÍCIAS DO COMEX

NOTÍCIAS SISCOMEX Importação nº 089/2025 Alterações em atributos do Novo Processo de Importação – Anvisa publicado 08/09/2025 19h49 Notícia Importação n° 088/2025 Alterações nos atributos do Novo Processo de Importação publicado 08/09/2025 18h56 Notícia PUBLICADO DOU 12/09/25 PORTARIA CONJUNTA MDIC/MF Nº 4, DE 11 DE SETEMBRO DE 2025 GM/MDIC | 12/09/2025 Torna pública a tabela […]

15 de September de 2025

Saiba mais

Quer receber conteúdo relevante diretamente na sua caixa de entrada? Inscreva-se em nossa newsletter e esteja sempre por dentro.

i i i i

A Mastersul Comex é uma assessoria em Comércio Exterior, especialista em Despacho Aduaneiro e Logística Internacional há quase 20 anos. Acreditamos no legado de parceria, integridade e alegria que estamos deixando no mundo. Juntos, ajudamos pessoas e movemos o mundo!

Mastersul

Quem somos

Premiações e certificados

Área de atuação

Ferramentas

E-books

Acesso restrito

Links úteis

Downloads

Serviços

Gestão aduaneira

Logística internacional

Rodoviário nacional

Contato

Entre em contato

Trabalhe conosco

Outros

Seguimentos

Blog

Responsabilidade social

Política de cookies

Declaração de privacidade

Matriz Curitiba
  • Rua João Negrão, 162 – 5º andar – CEP 80010-200

  • +55 (41) 3024-0100

FILIAL PARANAGUÁ
  • +55 (41) 3423-7051

FILIAL LONDRINA
  • +55 (43) 3351-1210

FILIAL ITAJAÍ
  • +55 (47) 99658-5146

Filial Foz do Iguaçu
  • +55 (41) 98785-1304

© 2025 Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Visuality

Voltar